Gnration faz 10 anos e anuncia nomes do primeiro trimestre de 2023
2023 arrancará no gnration com um espetáculo audiovisual da artista britânica Kathy Hinde. Em Twittering Machines, Hinde explora um novo e duplo sentido do “tweet”, procurando demonstrar como a comunicação tecnológica tem ameaçado o sentido original da palavra, da mesma forma que os seres humanos têm ameaçado o habitat natural dos pássaros. Em palco, a artista reproduz um vinil com uma versão em código morse do poema Ode to Nightingale, de John Keat, ao qual junta caixas de música, brinquedos que imitam pássaros e outros objetos manipulados ao vivo. Distinguido com o Prémio Sound Art 2020 da prestigiada Ivors Academy, Twittering Machines foi já apresentado em festivais de referência como o Mutek ou L.E.V. Festival. Hinde apresenta-o em Braga a 13 de janeiro (22:00, blackbox). Os bilhetes custam 5 euros.
Uma semana depois, a 20 de janeiro, será a vez dos bracarenses Mão Morta subirem ao palco blackbox, num concerto especial onde estarão acompanhados pelo saxofonista português Pedro Sousa. O encontro em palco é resultante de um primeiro que os reuniu em estúdio, a convite da editora Esfera, do radialista Henrique Amaro e do músico André Tentúgal. Os bilhetes custam 12 euros.
A premissa do encontro único volta também a reunir os portugueses First Breath After Coma e Noiserv. A primeira vez foi em disco, com “Umbrae”, tema de Drifter, o segundo disco de First Breath After Coma. Mais tarde, no verão de 2019, um outro encontro, a partir de um convite do Festival Bons Sons e com um propósito definido: preparar um espetáculo conjunto, com apresentação única, onde em palco desconstruíam e reconstruíam temas de ambos, cruzando os respetivos universos sonoros. Sobem ao palco da blackbox a 11 de fevereiro (18:00). Os bilhetes custam 9 euros.
Desde o início de 2015 que o Trabalho da Casa tem sido um palco privilegiado para artistas locais e uma força motriz singular na produção musical da cidade de Braga. Com quase duas dezenas de projetos já apoiados, é agora a vez do duo bracarense de música eletrónica e post-punk NO!ON dar a conhecer Modified Liberation, um novo disco construído com o suporte deste programa de apoio à criação artística local. A 18 de fevereiro (18:00), com os bilhetes a 5 euros.
A 25 de fevereiro (blackbox, 18:00), o guitarrista, compositor e investigador eletroacústico italiano Stefano Pilia explora no seu terceiro e mais recente disco a solo Spiralis Aurea. Em palco, Pilia estará acompanhado por Adrian Utley, conceituado músico e produtor inglês, reconhecido como o guitarrista da banda trip hop Portishead, e Alessandra Novaga, guitarrista natural de Milão com formação clássica que, nos últimos anos, tem explorado o lado mais experimental da composição e improvisação. Os bilhetes custam 7 euros.
Após um período de longa ausência dos palcos, causado por uma relação abusiva que terminou com o suicídio do seu companheiro, Nina Nastasia está de regresso com Riderless Horse, um dos discos deste 2022, lançado doze anos após o seu sexto álbum de estúdio, Outlaster. Com todos os discos produzidos pelo mago Steve Albini e lançada ao mundo pelo saudoso radialista britânico John Peel, a cantora folk norte-americana atua em Braga a 10 de março. Os bilhetes custam 9 euros.
A 1 de novembro de 2014, no gnration, Alex Zhang Hungtai dava o último concerto como Dirty Beaches, personagem criada pelo próprio e cuja música navega em territórios distintos. Depois de incursões em representação para cinema e composição de bandas sonoras para filmes e documentários, o músico de origem taiwanesa regressa aos concertos a solo, ao piano e saxofone, abrindo horizontes para um novo futuro. Alex atua no gnration a 17 de março (blackbox, 22:00). Os bilhetes custam 7 euros.
A fechar o programa de música jan—mar, Owen Pallett e The Hidden Cameras juntam-se numa digressão pela Europa para celebrar o vigésimo aniversário de The Smell of Our Own(2003), disco histórico da cena de Toronto do início do milénio, que Pallett descreve como “um momento de celebração nas nossas vidas”. Violinista, compositor e produtor, Owen Pallett é um dos músicos mais aclamados do Canadá. Um virtuoso do violino, reconhecido pelo trabalho a solo e pelos arranjos de orquestra para alguns dos maiores músicos da atualidade. Liderado porJoel Gibb, The Hidden Cameras é uma banda de Toronto formada por uma lista variada de músicos, que acompanham o frontman nas suas composições irreverentes e com influências tão variadas, que vão desde o folk ao rock’n’roll e à música eletrónica. Vestindo a pele de banda de um homem só, com guitarra e bateria, Joel apresenta-se a solo com algumas canções do disco The Smell of Our Own e aproveita para estrear algumas composições novas que tem vindo a desenvolver para o próximo disco de The Hidden Cameras, com lançamento previsto para 2024. Os dois concertos acontecem na noite de 24 de março e os bilhetes custam 9 euros.
No programa expositivo, o gnration dará a conhecer novas exposições na galeria gnration e galeria INL. Na primeira, Gesto & Síntese, nova exposição que junta Diogo Tudela, artista, investigador e professor, com prática artística focada nas tecnologias de síntese e manipulação vocal como tácitas de retro-bioengenharia, e a Supernova Ensemble, coletivo artístico dedicado à música inovadora nas áreas performativas, novas media e artes sonoras. A exposição, que poderá ser visitada gratuitamente de 13 de janeiro a 14 de abril, é formada por dois geradores de ondas construídos como instalações de som independentes e como instrumentos utilizados como parte da peça ao vivo.
Já na galeria INL, desenvolvida em contexto de residência artística no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia no âmbito do programa Scale Travels, o gnration dará a conhecer Análise de um Paraíso Fugaz, novo trabalho colaborativo de Mariana Vilanova, artista portuguesa radicada no Porto que expõe regularmente desde 2016, e Marcelo Reis, artista plástico e produtor musical. Esta instalação explora a forma como acreditamos, cada vez mais, na salvação através da tecnologia, da mesma forma que acreditamos na salvação através da fé em Deus. A exposição inaugura a 11 de fevereiro e estará patente até 6 de maio. A entrada é gratuita.
Com foco no programa online, o ciclo de programação órbita trará mais dois novos trabalhos sessões, resultantes de encomendas artísticas que estabelecem pontes com o programa presencial do gnration, nos domínios da música, arte e tecnologia. A 25 de janeiro, a artista media portuguesa Cloud333ah dá a conhecer Internet Phase, uma peça generativa que utiliza a internet e elementos do browser como ferramentas numa composição audiovisual. Já a 22 fevereiro, Ry Vuh, um grupo radical de trabalho sobre a beleza formado por Jorge Coelho, na guitarra, Jorge Queijo, na bateria, e João Guedes, nas imagens, apresenta João Lurie, uma peça de dez vinhetas compostas por dez pequenos filmes que registam a criação, manipulação e transformação de imagens. Os trabalhos serão exibidos no site do gnration, canal YouTube e redes sociais.
Os bilhetes para o trimestre jan—mar 2023 podem já ser adquiridos aqui, balcão gnration e locais habituais.