Rubel lança novo disco: uma “imersão na literatura” e na “história do cancioneiro” do Brasil
Rubel editou hoje o novo álbum “As Palavras Vol. 1 & 2”, o terceiro disco de estúdio do artista brasileiro, que conta com participações de Milton Nascimento, Gabriel do Borel, Liniker, Luedji Luna, BK, Bala Desejo, Tim Bernardes, Xande de Pilares, Mestrinho e MC Carol.
Depois de ter iniciado o seu percurso no Folk com o seu primeiro trabalho (Pearl, 2013) e de se ter aventurado na mistura entre a MPB e o Hip Hop no segundo disco (Casas, 2018), Rubel dá um novo passo e parte numa direção mais brasileira e mais popular.
“As Palavras Vol. 1 & 2”, disco duplo de 20 faixas, é uma tentativa de registrar o sentimento de viver no Brasil durante os últimos anos. Para isso, o cantor e compositor apoiou-se no diálogo com diferentes figuras da música brasileira e os seus principais expoentes, como é o caso de Milton Nascimento, Tim Bernardes, entre muitos outros. O resultado é uma fusão simultaneamente popular e experimental do Funk, Forró, Pagode, Samba, Hip Hop e MPB.
“‘As Palavras’ partiu de uma extensa pesquisa, que durou quatro anos, de imersão na literatura brasileira e da história do cancioneiro brasileiro”, conta Rubel. O resultado da pesquisa é uma ampliação dos temas e ritmos trabalhados por Rubel até então. As letras não abordam apenas as suas vivências autobiográficas e pessoais, mas também os seus amores, desamores e descobertas.
O disco propõe um diálogo entre a tradição e a modernidade. Um pé no passado e outro no futuro. As vinte faixas são divididas em dois lados. O lado 1 foca-se nas estéticas e ritmos contemporâneos e, por sua vez, o lado 2 é um diálogo com o passado e a tradição. Os lados apresentam-se como metades complementares, uma solar e outra nocturna, como o dia e a noite.