“O Riso dos Necrófagos”: espetáculo premiado internacionalmente em Ílhavo este sábado

por Conteúdo Patrocinado,    12 Abril, 2023
“O Riso dos Necrófagos”: espetáculo premiado internacionalmente em Ílhavo este sábado
Fotografia de João Duarte
PUB

Este sábado, dia 15 de abril, a Casa da Cultura de Ílhavo acolhe o “O Riso dos Necrófagos”, do Teatro Griot, com direção e encenação de Zia Soares e música de Xullaji. 

O espetáculo, distinguido como o “Melhor Espetáculo 2021/2022” pelo Premio Internazionale Teresa Pomodoro, promovido pelo Spazio Teatro No’hma de Milão, em Itália, reflete sobre a narrativa ligada aos vestígios da Guerra da Trindade (São Tomé e Príncipe, 1953) encontrados na ilha de São Tomé, por Zia Soares e Xullaji, a partir das experiências dos que a viveram e dos ouviram as suas histórias.

Na Guerra da Trindade os mortos foram amontoados em valas comuns ou nunca encontradas, amontoados no fundo do mar ou no meio do fogo, num exercício de violência perpetrado pelo invasor que acreditava que ao despojar os mortos dos seus nomes os condenava ao esquecimento. Mas para os santomenses esses mortos são presenças na ilha como símbolo encarnado, e para os celebrar, no dia 3 de fevereiro de todos os anos, cumprem um itinerário ritualístico desde o centro da cidade de São Tomé até à praia Fernão Dias, desfilando ao longo de várias horas numa marcha amplificadora de homenagem e celebração.

Fotografia de João Duarte

“O Riso dos Necrófagos” transporta a esfera carnavalesca do desfile para a performance. É interpretado por Aoaní Salvaterra, Benvindo Fonseca, Daniel Martinho, Lucília Raimundo, Mick Trovoada, Neusa Trovoada, Xullaji e Zia Soares. O espetáculo está inserido no ciclo “A Guerra é a Guerra”, um dos novos ciclos programáticos do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, que programa espetáculos de teatro, música e dança que versam o tema da guerra.

O espetáculo começa às 21:30 e os bilhetes estão à venda na Casa da Cultura de Ílhavo, Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online na BOL.

Segundo concerto do ciclo Mundos e Fundos apresenta Capella Sanctae Crucis na Igreja Matriz de Ílhavo

A música erudita regressa às igrejas do Munícipio de Ílhavo, numa nova aposta do 23 Milhas, integrada no ciclo “Mundos e Fundos”, que recupera partituras arquivadas de música erudita nunca musicadas. O Ensemble de Música Antiga Capella Sanctae Crucis apresenta Ad Tenebras – Lamentações e Responsórios para a Semana Santa em Santa Cruz de Coimbra no Século XVI , no domingo, dia 16, às 19:00, na Igreja Matriz de Ílhavo. 

No calendário cristão, a Quaresma, enquanto tempo de penitência e renovação espiritual, culmina na Semana Santa com o Tríduo Pascal de celebração da Paixão de Cristo: quinta-feira Santa, sexta-feira Santa e sábado Santo, que aconteceu na semana que passou. Ainda na celebração deste período através de um percurso musicado da luz para a escuridão, a partir dos Ofícios de Trevas, arquivos musicais provenientes do extinto Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, hoje conservados na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), restituindo o seu contexto na função litúrgica original. 

O concerto é gratuito e arranca às 19:00, na Igreja de Ílhavo. 

Conteúdo patrocinado por 23 Milhas.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.