Teatro Académico Gil Vicente e Teatro Nacional D. Maria II procuram actores e actrizes para projecto internacional
A edição de 2023 da École des Maîtres será dirigida pelo ator e encenador franco-argentino Marcial Di Fonzo Bo em colaboração com a dramaturga e tradutora, Marianne Ségol-Samoy.
O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e o Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII) estão à procura de seis artistas — três atores e três atrizes — entre os 24 e 35 anos, para integrarem o projeto internacional.
O júri convocará as/os candidatas/os para uma audição, que está agendada para o dia 23 de maio na Tóbis Portuguesa, em Lisboa. A audição do projeto, em Lisboa, resultará na pré-seleção de 6 candidatas/os (3 atrizes e 3 atores), que serão avaliados por Marcial Di Fonzo Bo, que selecionará as/os 4 participantes portugueses (2 atrizes e 2 atores) que irão fazer parte do projeto final desta edição da École des Maîtres.
A École des Maîtres é um dos mais importantes projetos internacionais de formação teatral avançada, idealizado por Franco Quadri em 1990. Desde 2019, é coorganizado em Portugal pelo Teatro Académico de Gil Vicente e pelo Teatro Nacional D. Maria II. A edição deste ano decorre com o apoio de quatro países europeus – Bélgica, Itália, França e Portugal – e tem como objetivo relacionar jovens artistas europeus (com idades entre os 24 e os 35 anos), oriundos de escolas de teatro europeias e com experiência profissional, com encenadores de renome internacional.
A edição de 2023 da École des Maîtres será dirigida pelo ator e encenador franco-argentino Marcial Di Fonzo Bo. Em colaboração com a dramaturga e tradutora Marianne Ségol-Samoy, o artista trabalhará a peça Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, partindo de Los Disparates, uma série de 22 gravuras de Francisco de Goya.
A École des Maîtres 2023 terá início em Caen, a 28 de agosto, e prosseguirá com etapas de trabalho e apresentações públicas nas diversas sedes europeias do projeto: Liège (9 a 12 de setembro); Milão (13 a 16 de setembro); Udine (17 a 26 de setembro); Coimbra (27 de setembro a 1 de outubro), Lisboa (2 a 4 de outubro) e Reims (5 a 7 de outubro). Para frequentar a École des Maîtres serão selecionados dezasseis atrizes e atores (quatro atrizes/atores de cada país participante).