Estudantes da ESAD reabilitam mobiliário pela solidariedade, com orientação de Paolo Deganello
Paolo Deganello, uma das grandes personalidades da cultura do design e da arquitectura em Itália, orienta o workshop Furniture Remade, no âmbito do Mestrado em Design de Interiores da ESAD. O workshop foca-se na reabilitação de peças de mobiliário, fornecidas pelas Maiambiente, que serão expostas num leilão solidário. O dinheiro angariado será entregue a um conjunto de associações.
O workshop Furniture Remade, orientado por Paolo Deganello,uma das grandes personalidades da cultura do design em Itália, surge de uma parceria com a Maiambiente, que fornece um conjunto de mais de 50 peças de mobiliário sem utilidade para reabilitação.
Os estudantes do 1º ano do Mestrado em design de Interiores da ESAD vão reimaginar essas peças, de 2 a 5 de maio, num projeto de reutilização e reabilitação com fim social. As peças reabilitadas serão depois expostas num leilão solidário e o dinheiro angariado será entregue a um conjunto de associações.
Nascido em 1940, Paolo Deganello estudou arquitetura na Universidade de Florença. Em 1966, juntou-se a Andrea Branzi, Gilberto Corretti, e Massimo Morozzi na fundação do Archizoom Associati, em homenagem ao grupo britânico de arquitetos conhecidos como Archigram e à revista Zoom. Archizoom era parte do movimento do design radical em Itália, projetando móveis anti-design, tal como o conjunto de canto Safari ou o candeeiro de pé San Remo (ambos para a Poltronova, em 1968). Em 1973, colaborou com Gilberto Corretti no projeto de Archizoon, uma linha de cadeiras de escritório fabricadas pela Marcatré. Com a dissolução de Archizoom Associati, dedicou-se ao ensino na Universidade de Florença e na London Architectural Association. Com seus alunos, investigou os requisitos de qualidade e conforto do mobiliário para sentar, estudo que deu frutos, como a cadeira AEO (Cassina, 1973). Em 1981, no seu estúdio em Florença, projetou a cadeira assimétrica Torso (Cassina, 1982). Em 1987 mostra sua Cadeira Documenta na documenta 8, em Kassel. E em 1991 projeta o par de cadeiras Re e Regina, com quadro e pernas de aço, assentos de vime e costas de couro. Paolo Deganello mostrou o seu trabalho em inúmeras exposições, incluindo Itália: A Nova Paisagem Doméstica, a exposição montada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1972. É professor convidado do Mestrado em Design de Interiores da ESAD desde 2010 e responsável pela unidade de investigação em Arquitetura e Habitar Sustentável.
Paolo Deganello apresenta ainda a conferência As Razões do Meu Projeto Radical, no dia 4 de maio, às 15:00, no auditório da ESAD. A entrada é livre.