Estudantes da ESAD reabilitam mobiliário pela solidariedade, com orientação de Paolo Deganello

por Comunidade Cultura e Arte,    27 Abril, 2023
Estudantes da ESAD reabilitam mobiliário pela solidariedade, com orientação de Paolo Deganello
DR

Paolo Deganello, uma das grandes personalidades da cultura do design e da arquitectura em Itália, orienta o workshop Furniture Remade, no âmbito do Mestrado em Design de Interiores da ESAD. O workshop foca-se na reabilitação de peças de mobiliário, fornecidas pelas Maiambiente, que serão expostas num leilão solidário. O dinheiro angariado será entregue a um conjunto de associações.

O workshop Furniture Remade, orientado por Paolo Deganello,uma das grandes personalidades da cultura do design em Itália, surge de uma parceria com a Maiambiente, que fornece um conjunto de mais de 50 peças de mobiliário sem utilidade para reabilitação. 

Paolo Deganello / DR

Os estudantes do 1º ano do Mestrado em design de Interiores da ESAD vão reimaginar essas peças, de 2 a 5 de maio, num projeto de reutilização e reabilitação com fim social. As peças reabilitadas serão depois expostas num leilão solidário e o dinheiro angariado será entregue a um conjunto de associações.

Nascido em 1940, Paolo Deganello estudou arquitetura na Universidade de Florença. Em 1966, juntou-se a Andrea Branzi, Gilberto Corretti, e Massimo Morozzi na fundação do Archizoom Associati, em homenagem ao grupo britânico de arquitetos conhecidos como Archigram e à revista Zoom. Archizoom era parte do movimento do design radical em Itália, projetando móveis anti-design, tal como o conjunto de canto Safari ou o candeeiro de pé San Remo (ambos para a Poltronova, em 1968). Em 1973, colaborou com Gilberto Corretti no projeto de Archizoon, uma linha de cadeiras de escritório fabricadas pela Marcatré. Com a dissolução de Archizoom Associati, dedicou-se ao ensino na Universidade de Florença e na London Architectural Association. Com seus alunos, investigou os requisitos de qualidade e conforto do mobiliário para sentar, estudo que deu frutos, como a cadeira AEO (Cassina, 1973). Em 1981, no seu estúdio em Florença, projetou a cadeira assimétrica Torso (Cassina, 1982). Em 1987 mostra sua Cadeira Documenta na documenta 8, em Kassel. E em 1991 projeta o par de cadeiras Re e Regina, com quadro e pernas de aço, assentos de vime e costas de couro. Paolo Deganello mostrou o seu trabalho em inúmeras exposições, incluindo Itália: A Nova Paisagem Doméstica, a exposição montada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1972. É professor convidado do Mestrado em Design de Interiores da ESAD desde 2010 e responsável pela unidade de investigação em Arquitetura e Habitar Sustentável.

Paolo Deganello apresenta ainda a conferência As Razões do Meu Projeto Radical, no dia 4 de maio, às 15:00, no auditório da ESAD. A entrada é livre.

VER GALERIA

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.