Estão abertas as candidaturas para o prémio nacional de arquitetura em madeira
Estão abertas as candidaturas para o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, o PNAM’23. Até 29 de junho de 2023 é possível apresentar candidatura a este prestigiado prémio de arquitetura nacional que vai na sua 7ª edição.
O PNAM – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, com periodicidade bienal, tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, circularidade, promoção e utilização da madeira e seus derivados na arquitetura e construção.
O PNAM destina-se a premiar obras com carácter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura e que sejam da autoria de Arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitectos.
Desde o seu lançamento que o prémio tem vindo a ganhar cada vez maior prestígio nacional e internacional, recebendo um elevado número de candidaturas e dando visibilidade a obras de relevância como os Passadiços do Paiva, em 2017, o Hotel Casa do Rio, do Arquiteto Francisco Vieira de Campos, na edição de 2019 e a “Casa no Castanheiro” do Arquiteto João Mendes Ribeiro, em 2021.
Em cada edição é convidado um Júri composto por personalidades do panorama nacional de reconhecido mérito e prestígio nas áreas da Arquitetura, da Engenharia e da Indústria, tendo sido presidido por inúmeras personalidades de renome no mundo da arquitetura em Portugal, nomeadamente o Arq tº Pedro Bandeira, Gonçalo Byrne, Nuno Sampaio, Francisco Vieira de Campos entre outros. Na edição deste ano, o Júri é presidido pelo Arqtº João Mendes Ribeiro.
A cerimónia de entrega do prémio é realizada em espaços emblemáticos de diversas cidades de Portugal sempre ligadas à Academia no Ensino da Arquitetura. A edição deste ano, será realizada no mês de setembro na cidade de Matosinhos, que desde a primeira hora apoia o PNAM nomeadamente recebendo todo o apoio da Autarquia e da Universidade do Porto através da Faculdade de Arquitetura. O prémio tem âmbito nacional e como tal conta ainda com a participação no Júri do Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa, representado pela Arqª Inês Lobo.
A Comissão Organizadora do PNAM é composta por um conjunto de três entidades: AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, Ordem dos Arquitectos e a Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário que, em cada edição, é reforçada por um conjunto de entidades que participam como Patrocinadores, Apoio Institucional e Media Partners, e que permitem a sua realização. Nesta edição, destacamos a participação do Grupo VICAIMA como Patrocinador de Platina, cujo interesse no uso da madeira na arquitetura de excelência é um drive do posicionamento deste importante grupo nacional.
O PNAM é acima de tudo um agregador – “UM PRÉMIO QUE UNE TALENTO E CONHECIMENTO EM TORNO DA ARQUITETURA EM MADEIRA” – e constitui o reconhecimento da enorme qualidade da arquitetura nacional aliada à madeira enquanto material construtivo com qualidades excelentes ao nível estrutural, estético e enquadrado no contexto da Economia Circular, sendo uma matéria-prima natural oriunda das nossas florestas e sua indústria, de que a AIMMP é representante a nível nacional e internacional.
Na edição do PNAM’23 podem candidatar-se obras concluídas entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2022. As candidaturas podem ser apresentadas até 29 de Junho de 2023. Todas as informações e documentos de candidatura estão disponíveis no site www.pnam.pt.