Investimento no programa de Évora Capital Europeia da Cultura em 2027 ascende a 50 milhões de euros
O investimento no programa de Évora Capital Europeia da Cultura em 2027 ascende aos 50 milhões de euros, estimou hoje o presidente da Câmara Municipal, que apresentou o programa em Bruxelas, indicando que 29 milhões provêm do Governo.
“O orçamento global que propomos é de 49 milhões de euros, contando com os 29 milhões de euros já anunciados, e depois também com os contributos do município de outros municípios e de pareceres privados. Temos um conjunto de propostas que vão buscar financiamento a outros pontos, portanto o valor global, julgo que ultrapassará os 50 milhões de euros”, indicou o autarca Carlos Pinto de Sá.
Em declarações aos jornalistas portugueses em Bruxelas no final de um Conselho de Cultura após ter apresentado o programa aos Estados-membros da União Europeia (UE), o autarca notou que em causa está “uma transformação não apenas da cidade, mas da região, uma vez que a região do Alentejo tem uma forte identidade cultural”.
Também o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, falou num “conceito muito interessante e muito estimulante, que contrasta com o tempo, com o ritmo das vidas e mostra bem como a cultura pode, de facto, ter esta capacidade de transformação das identidades individuais, mas também coletivas e revelar um país e uma região que está mais rica, não apenas em Portugal, mas também para a Europa”.
De acordo com o governante, este “é um momento muito importante, não só para Évora, mas para o conjunto da região e que revela como a cultura pode ter uma capacidade, um papel transformador, não apenas naquilo que é a fruição cultural, mas também do conjunto do território”.
“Nós assumimos o compromisso de financiar em 29 milhões de euros, para além de investimentos que ocorrerão também na cidade”, adiantou.
Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia, foi anunciado em dezembro passado.
A cidade de Évora foi escolhida de um lote de quatro finalistas, do qual também faziam parte Aveiro, Braga e Ponta Delgada.