Teatro Nacional São João estreia “Suécia”, de Pedro Mexia, com encenação de Nuno Cardoso
Nova produção própria do Teatro Nacional São João estreia no dia 8 de junho. Com encenação do seu diretor artístico, Suécia marca a estreia de Pedro Mexia como dramaturgo. O espetáculo estará em cena no Teatro São João até 25 de junho.
Suécia é a segunda produção própria do Teatro Nacional São João a estrear na presente temporada janeiro-julho 2023. Depois de ter levantado As Bruxas de Salém, de Arthur Miller, Nuno Cardoso leva agora ao palco do Teatro São João Suécia, um texto original de Pedro Mexia. Com um antigo fascínio por esse país escandinavo, a obra marca a estreia do escritor e crítico literário na dramaturgia.
Segundo o autor, a peça joga com a suspeita de que todos temos “uma certa ideia” da Suécia. Uma mitologia difusa: o país “metafísico-angustiado” dos filmes de Bergman, o paraíso (perdido?) da social-democracia, mas também a pátria do infernal Strindberg ou dos açucarados ABBA.
O espetáculo transporta-nos para o rescaldo das eleições de setembro de 1976, que ditaram o fim de meio século ininterrupto de governação do Partido Social-Democrata. As eleições coincidem com o casamento de Monika, filha de Egerman, um intelectual sexagenário e amargo, “retirado do mundo”, que não esconde o seu contentamento com o fim desse consulado. Suécia é um lugar onde se discute sobre a ideia de futuro, o fim das ilusões, e as boas intenções.
Para além dos atores residentes do Teatro Nacional São João – Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho e Pedro Frias –, o espetáculo conta ainda com António Fonseca no elenco.
Suécia está em cena no Teatro São João entre os dias 8 e 25 de junho, à quarta-feira, quinta-feira e sábado às 19h00, sexta-feira às 21h00, e domingo às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.