Art in Embassies começa hoje com a presença de Jill Biden, Primeira-Dama dos EUA
Fundado em 1963 por John F. Kennedy, o programa Art in Embassies, desenvolvido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, dedica-se à promoção do diálogo intercultural e compreensão através da arte. É, desde a sua criação, uma parte vital nas relações internacionais dos Estados Unidos da América, com a principal missão de criar experiências significativas de artes visuais para o público das embaixadas, consulados e residências diplomáticas em todo o mundo através de várias iniciativas, incluindo exposições com curadoria, residências de artistas e programas públicos, onde a arte é vista como uma ferramenta para construir pontes entre culturas.
A 60.ª edição do Art in Embassies ocorre entre 5 e 7 de Junho com o título e lema “Democracy Collection: Advocacy Through Art”. Ao longo de 3 dias, haverá debates, mesas-redondas, conversas e presenças de artistas norte-americanos e portugueses, e exposições.
Hoje, dia 5 de Junho, na Universidade Católica, teremos a mesa-redonda que contará com a presença de Vasco Araújo, Sanford Biggers, Mónica Dias, Amy Sherald, Hank Willis Thomas, além de Jill Biden, Primeira-Dama dos EUA. A galeria de arte Amélia de Melo na Universidade Católica irá exibir uma exposição itinerante que contará com obras de de Vasco Araújo, Sanford Biggers, America Irby, Xaviera Simmons, Lawrence Weiner e Hank Willis Thomas.
Nos dias 6 e 7 de Junho, as mesas-redondas dividir-se-ão entre o MAAT (Fundação EDP) e a Gulbenkian, respectivamente, e a entrada é livre (é necessário registo aqui).
No dia 6 de Junho, a primeira mesa-redonda terá como tema Art in The Public Realm: Expanding Audience and Impact e contará com a presença de Nora Halpern (Moderadora), Leonor Antunes, Sanford Biggers, Nick Cave, Hank Willis Thomas. De seguida, e com a presença de João Mourão (Moderador), Fernanda Fragateiro, Maya Lin, Diana Policarpo, falar-se-á da sustentabilidade através das artes visuais sob o tema Art for Change: Addressing Sustainability Through the Visual Arts.
No dia 7, a Fundação Gulbenkian receberá as mesas redondas Empowering the Individual: Identity and the Artist’s Narrative com a participação de Ana Botella (Moderadora), Angela Ferreira, Deborah Kass, Christopher Myers, Aliza Nisenbaum, e Bringing History Forward: Creating an Inclusive Narrative com Joana Cardoso (Moderadora), Nick Cave, Monica de Miranda, Amy Sherald, Dr. Deborah Willis.
No dia 7 e após as mesas-redondas, será inaugurada a exposição de Paula Rego, onde poderemos ver duas obras maiores da artista desaparecida a 8 de Junho de 2022, “Anjo” e “O Banho Turco”, além de 37 peças, entre pintura, desenho e gravura.
A Embaixada dos EUA em Lisboa tem desde há muito envidado esforços na promoção da arte portuguesa e norte-americana, com bolsas, oficinas e iniciativas.