Semana Internacional de Piano de Óbidos junta pianistas de 18 países

por Lusa,    21 Junho, 2023
Semana Internacional de Piano de Óbidos junta pianistas de 18 países
Fotografia de Jordan Whitfield / Unsplash
PUB

A Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) arranca em 02 de julho, com pianistas de 18 países a frequentarem ‘masterclasses’ e a protagonizarem 13 concertos que marcam a edição mais internacional de sempre, anunciou a organização.

Numa “edição especial” que junta a SIPO e o Festival Internacional de Piano do Oeste, os concelhos de Óbidos e das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, vão ser palco de “dez dias dedicados à música e à cultura”, divulgou hoje a Associação de Cursos Internacionais de Música (ACIM), organizadora do evento que decorre entre os dias 02 de julho e 09 de agosto.

A “edição mais internacional de sempre” conta este ano com a participação de pianistas de 18 países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Hungria, Kosovo, Eslováquia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos da América, México, Equador, China, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Japão.

A semana do piano será marcada por 10 dias de ‘masterclasses’ vocacionadas para a “alta profissionalização artística e instrumental dos jovens alunos de vários países que serão acompanhados pelos professores Boris Berman (Estados Unidos/Rússia), James Giles (Estados Unidos), Manuela Gouveia (Portugal), Eugen Indjic (Estados Unidos) e Jun Kanno (Japão)”. 

“As ‘masterclasses’ são uma oportunidade valiosa para os jovens músicos que desejam uma carreira profissional receberem instruções diretas e personalizadas de artistas reconhecidos internacionalmente”, disse, em comunicado, a pianista Manuela Gouveia, diretora artística da SIPO e presidente da ACIM.

Abertas ao público, as ‘masterclasses’ vão decorrer entre 31 de julho e 10 de agosto.

Em simultâneo, decorre o Festival Internacional de Piano do Oeste, com um programa exclusivo de recitais de piano, música de câmara e concertos com orquestra, complementados por uma conferência do compositor Sérgio Azevedo e uma exposição da escultora Isabel de Andrade.

O programa musical inclui 13 concertos, protagonizados pelos pianistas Josep Colom, James Giles, Boris Berman e Jun Kanno, Paulo Oliveira, Manuela Gouveia, Artur Pizarro, Dominic Doutney e Martin Jacobs.

O cartaz conta ainda com os espetáculos da Orquestra Metropolitana de Lisboa, do cravista Cristiano Holtz e da violinista Raquel Cravino, entre outros artistas confirmados para a 28.ª edição do festival.

O concerto inaugural do festival acontece no dia 02 de julho, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, e será protagonizado pelo pianista português Paulo Oliveira. 

Este ano, para além dos concertos de entrada livre, os ingressos para o festival têm um preço único de 10 euros para o público em geral e de 7,5 euros para estudantes e espectadores da terceira idade.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.