Já está online o arquivo do arquitecto Álvaro Siza Vieira
Álvaro Siza Vieira trata-se de um dos principais arquitectos do século XX, e de um dos nomes aos quais Portugal é associado lá fora. A vida e obra de Siza Vieira é imprescindível da história da arquitectura contemporânea, estando ao seu currículo ligadas diferentes construções nacionais e internacionais. As condecorações são o resultado normal e natural de um percurso que teve as suas raízes no Porto e no associativismo académico e artístico, e que culminou na ampliação de horizontes, de perspectivas e de formas.
Agora, os trabalhos do Pritzker português vão estar disponíveis para consulta nos sites da Fundação Serralves, Gulbenkian e do Canadian Centre For Architecture. O acervo irá estar disponível já no próximo mês de Fevereiro e será composto por projectos desde 1958 até aos dias de hoje. São ao todo cerca de 60 mil desenhos, 500 maquetes, 282 cadernos de esquissos, fotografias, correspondência, textos ou slides.
“A partir de Fevereiro de 2018 as descrições arquivísticas destes materiais começarão a ser disponibilizadas online nos sites do CCA [Canadian Centre For Architecture], Serralves e Gulbenkian, incluindo os primeiros projectos dos anos 1950 e 1960, bem como projectos para o IBA de Berlim e projectos de renovação urbana para a cidade de Haia datados dos anos 1980”, pode ler-se num comunicado divulgado esta terça-feira pela Fundação Serralves.
Pequena lista dos projectos que vão estar disponíveis para consulta:
– Edifício Bonjour Tristesse (Berlim)
– Edifício Punt en Komma (Haia)
– Edifício do Banco Borges & Irmão (Vila do Conde)
– Casa de Chá da Boa Nova (Matosinhos)
– Casa António Carlos Siza (Santo Tirso)
– Piscinas de Leça da Palmeira
– Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto
– Museu de Arte Contemporânea de Serralves