Teresa Coutinho vence 2.ª edição da Residência Internacional para criadores de teatro em Paris
Teresa Coutinho é a artista portuguesa selecionada para a realização de uma Residência Internacional para Criadoras/es de Teatro, destinada a cinco artistas oriundos de Portugal, Irlanda, Grécia, Lituânia e Luxemburgo. A residência acontece no Centre Culturel Irlandais, em Paris, entre 22 de novembro e 22 de dezembro de 2023, e a participação da artista portuguesa decorre no âmbito de uma parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II e o Camões – Centro Cultural português (Paris).
Esta Residência Internacional pretende apoiar o desenvolvimento da prática teatral em contexto internacional, permitindo que as/os artistas tenham tempo para o desenvolvimento das suas criações e processos de investigação, ao mesmo tempo que podem usufruir de oportunidades de networking com uma rede profissional constituída por artistas e agentes europeus, bem como ter acesso a espetáculos, atividades, visitas técnicas, entre outros.
Teresa Coutinho junta-se assim a outros quatro artistas, da Grécia, Irlanda, Lituânia e Luxemburgo, numa residência artística com duração de um mês, e que terá lugar em Paris, no final do ano. A artista foi selecionada após um processo de candidatura internacional, que decorreu em abril e maio deste ano. Para apresentação de candidaturas para esta Residência Internacional, é necessário ter concluído os estudos académicos e/ou ser capaz de justificar um mínimo de 3 anos de experiência profissional no setor e ter desenvolvido projetos criativos.
Em Portugal, este projeto resulta de uma parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II e o Camões – Centro Cultural português (Paris).