Salvador Sobral, Marisa Liz, Maria Reis e Paraguaii actuam Santa Maria da Feira
A segunda temporada de programação anual do Cineteatro António Lamoso [CTAL] é composta por um total de 20 propostas de programação, cujo caráter diversificado e abrangente faz do CTAL um lugar de encontro para públicos heterogéneos. Maria Reis, dia 20 de Setembro; Paraguaii, dia 4 de Outubro; Marisa Liz, dia 14 de Outubro, e Salvador Sobral, dia 25 de Novembro, são apenas alguns dos grandes nomes que preenchem a programação.
Um caminho consistente e sustentável que parte de ideias de pessoas diferentes (a equipa plural de programação) e é feito da procura do equilíbrio, assim como da consciência da “mestiçagem” necessária entre as obras, as comunidades e os públicos.
De facto, não há cultura no singular. Há, sim, Culturas e pluralidades ímpares, num desenho de programação que parte das ideias e procura caminhos que potenciem a relação arte/comunidades/pessoa.
Ao CTAL, enquanto elemento da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, é exigida uma programação em rede, de âmbito regional e nacional. Contudo, entre o total das 20 propostas de programação do último quadrimestre, 8 são apresentadas por agentes culturais locais, como o caso do concerto de Maria Reis, com curadoria da Basqueiro – Associação Cultural.
Esta incontornável evidência demonstra a maturidade do desenho de uma programação participada, a competência dos nossos agentes e é a prova de que o CTAL, 8 anos após a procura de um caminho diferente, é hoje um incontornável respeitado espaço de acesso e de oportunidades para a comunidade cultural e artística de Santa Maria da Feira, exponenciando-a à escala regional e nacional. A nível local, destaca-se a 2ª edição da Grande Gala de Fado, dia 2 de Setembro, da Associação Musical Oleirense, que põe lado a lado três gerações de fadistas feirenses, assim como a homenagem a Roberto Leão, jovem natural de Santa Maria da Feira com incursões no Brasil, dia 22 de Setembro.
A Música, o Teatro, a Poesia, a Comédia, o Circo e a Dança podem ser encontrados entre múltiplas ideias e caminhos, que fazem parte de um portefólio de propostas que alcançam desde a infância aos jovens, assim como os públicos mais amplos, convocando todos a fazerem parte da família de públicos CTAL. O destaque para a Orquestra Sinfónica Ensemble, da Associação Portuguesa de Instituições de Ensino Artístico Especializado, é um exemplo de união dos mais jovens, uma vez que agrupa músicos dos 14 aos 22 anos, a apresentar-se em palco dia 3 de Setembro. O Dia Mundial da Música, dia 1 de Outubro, vai ser celebrado, também, pela Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, com direção do maestro Paulo Martins e acompanhado pelo jovem solista laureado com o ‘Prémio Orquestra’ no XV Concurso Internacional Paços’Premium.
Os amantes de poesia terão ainda a oportunidade de assistir à tertúlia poética da Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros, Só na Minha Cabeça, numa viagem pelos mais profundos pensamentos de cada um. O guião leva-nos a visitar poemas e textos de autores que aprofundam os caminhos daquilo que está cientificamente comprovado: a poesia como anestesia emocional e antidoto para combater o stress diário. A diversidade espelha-se ainda na peça de dança “O Bisonte”, de Marco Ferreira, uma peça de dança para seis intérpretes, que satura um contexto urbano de danças hiper-masculinizadas, em simultâneo a um universo feminista, queer, que é quase identitário desta época e geração.
Sara Vaz e António Vitorino d’Almeida, dia 23 de Setembro, e a peça teatral Montanha Russa, com produção Formiga Atómica, de Miguel Fragata e Inês Barahona, com a participação de Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves na criação e interpretação da banda sonora, dia 9 de Setembro, são mais alguns dos espetáculos a serem vistos, nesta segunda temporada de programação anual do Cineteatro António Lamoso.
Conteúdo patrocinado por Câmara Municipal de Santa Maria Feira.