Violoncelista Pavel Gomziakov dá 3 concertos gratuitos nos Açores
O violoncelista preparou três atuações em S. Miguel, a 4 de setembro, Santa Maria, a 6 de setembro, e no Faial, a 10 de setembro, que integram as celebrações dos 150 anos do nascimento do compositor Sergei Rachmaninoff. Sempre acompanhado por outros artistas, tais como, Andreï Korobeinikov e Tatiana Samouil, Titus Isfan ou Artur Pizarro, Pavel vai apresentar algumas obras clássicas e intemporais demonstrando que a música clássica nunca perde o seu encanto. Os concertos são gratuitos.
Nascido em Tchaikovsky (cidade da região dos montes Urais na Rússia), Pavel Gomziakov iniciou os estudos de violoncelo aos nove anos de idade. Aos catorzes, mudou-se para Moscovo onde estudou na Escola Gnessin e mais tarde no Conservatório Estatal de Moscovo, com Dmitri Miller. Prosseguiu os estudos em Madrid, com Natalia Schakhovskaya na Escola Superior de Música Reina Sofía. Mais tarde, graduou-se, no âmbito do Ciclo de Aperfeiçoamento, no Conservatório Superior de Paris na classe de Philippe Muller. Em abril de 2010, estreou-se nos USA com a Orquestra Sinfónica de Chicago sob a direção de Trevor Pinnock.
Pavel Gomziakov apresenta-se regularmente por toda a Europa, América do Sul e Japão. Tocou com a Orquestra de Câmara Finlandesa, Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse, Orquestra Nacional Russa, Orquestra Sinfónica de Seattle, Orquestra Gulbenkian, I Pomeriggi Musicali de Milão, Orquestra Filarmónica Polaco-Báltica, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Filarmónica Südwestdeutsche Konstanz, Orquestra de Avignon e com a Orquesta Filarmónica Russa. Foi solista convidado da Nova Filarmónica do Japão, Orquestra de Câmara de Londres, Orquestra Nacional de Montpellier, Orquestra Filarmónica de Kansai e Orquestra Nacional de Lille. Foi dirigido por maestros como: Jukka- Pekka Saraste, Tugan Sokhiev, Jesús López Cobos, Christopher Warren-Green, entre outros. A convite de Valery Gergiev, participou no Festival White Nights em São Petersburgo. Participou também no Festival da Póvoa do Varzim, no Festival de Menton e no Festival de Colmar. Com a pianista Maria João Pires, deu concertos por toda a Europa, Extremo Oriente e América do Sul. A sua gravação, com esta pianista, da Sonata para violoncelo de Chopin, para a Deutsche Grammophon, publicada em 2009, recebeu uma nomeação para os Grammy Awards.
Conteúdo patrocinado por Culturxis – Associação de Desenvolvimento Artístico.