Documentários sobre Nick Cave, Moderat, Little Richard, José Gonzalez e Peter Doherty no Porto/Post/Doc
Está fechada a programação da competição Transmission do Porto/Post/Doc 2023. Um total de 10 filmes que pretendem lançar novos olhares sobre a vida e obra de artistas que marcaram os movimentos culturais dos últimos anos.
Combinação improvável e irresistível: o universo musical de José González, o cantautor indie folk sueco, e o humor negro e surreal da equipa que fez O Triângulo da Tristeza, de Ruben Östlund. A partir de episódios reais de surtos psicóticos vividos por aquele que é um dos músicos suecos mais internacionais, A Tiger in Paradise é um filme sobre a intimidade e a procura de um caminho de equilíbrio.
Realizado por Ian White, Mutiny in Heaven conta a história da ascensão, pico e colapso dos The Birthday Party, banda fundada por Nick Cave e Rowland S. Howard. Fazendo uso das palavras do grupo, Mutiny in Heaven compila entrevistas exclusivas, arquivos raros, faixas inéditas, filmagens de estúdio, animação e conteúdo multimédia – numa reveladora retrospetiva dos seus principais membros, origens, sonhos, esperanças e motivações.
Little Richard: I Am Everything conta a história das origens negras e queer do rock’n’roll, rebentando com o cânone branqueado da música pop americana para revelar um dos seus grandes inovadores: Richard Penniman, aka Little Richard.
Mítica banda alemão de krautrock, os CAN são um dos grupos mais influentes da música do século XX, do rock à eletrónica, mas sempre com um pé nas práticas mais exploratórias. CAN and Me foca-se no teclista e fundador da banda, Irmin Schmidt, cuja carreira é todo um tratado de ecletismo.
O mundo nos palcos é o mundo dos homens. Ou é apenas isso que eles querem que acreditemos? Rock Chicks – I Am Not Female To You junta um conjunto de artistas injustamente marginalizadas da cena rock and roll, desconstruindo os lugares comuns associados ao género. Através dos testemunhos de mulheres que dedicaram as suas vidas ao rock – nas quais encontramos nomes como Kristin Hersh, Linda Gail Lewis, Kathy Valentine, Suzi Quatro ou Rosie Flores, os realizadores constroem um documento sobre as estratégias que cada uma usou para vingar, como mulher, no cenário musical rock dominado pelos homens.
Vencedores do grande prémio da Competição Transmission de 2021 com Nueve Sevillas, Gonzalo García Pelayo e Pedro G. Romero regressam ao Porto com Siete Jereles, uma longa-metragem que volta a visitar as figuras que dão corpo ao flamenco, fora do palco, nas ruas da cidade, nos seus bairros, nas festas familiares, algures entre a tradição e a modernidade.
Peter Doherty: Stranger in My Own Skin é um documento íntimo sobre a vida do músico britânico, com particular enfoque na luta que travou contra o vício das drogas. A partir das filmagens que Katia de Vidas (realizadora e esposa de Doherty) reuniu ao longo de dez anos, este filme segue o cantor e compositor dos Libertines enquanto ele cai na escuridão no auge de seu sucesso e a luta que travou contra seus próprios demónios.
A Competição Transmission apresenta ainda Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, um registo obrigatório sobre a criação, que tem por base o encontro entre duas figuras maiores da Bossa Nova – Elis Regina e Tom Jobim, na gravação do disco Elis & Tom; Moderat: The Last Days curta metragem que acompanhou os últimos concertos do supergrupo alemão de música eletrónica; e Maquete’92 documentário sobre a banda vilacondense Turbo Junk I.E..
A ter lugar entre os dias 17 e 25 de novembro no Porto, o Porto/Post/Doc: Film & Media Festival anunciou já os focos nas obras do realizador italiano Alessandro Comodin e da basca Maria Elorza, assim como o programa temático “Onde Andam os Nossos Contadores de Histórias?”.