‘Stereo’: a experiência de teatro imersivo que põe casais à prova
Entre os milhões e milhões de casais que existem no nosso planeta, a diversidade de relacionamentos é abissal. No entanto, quase todos eles passam pelo mesmo ciclo: um primeiro contacto, seguido de subsequente paixão e amor, que pedem uma convivência repetida e incontrolável. Até aí, tudo bem. Mas essa convivência, por sua vez, pode levar a micro-conflitos e desentendimentos que por vezes ocupam mais espaço do que deveriam numa relação, porque as pessoas estão demasiado imersas dentro da mesma, incapazes de pôr as coisas em perspectiva e sarar as feridas que vão sendo desferidas entre ambas.
Quer sejam casais recentes ou veteranos, cheios de borboletas no estômago ou no rescaldo de um trauma, a experiência de teatro ‘Stereo‘ propõe-se a dar uma plataforma única a casais que se querem conhecer de novo. Longe da rotina e de hábitos que os prendem a discussões fúteis, jogos de poder e orgulhos feridos, aos dois participantes são dados dois pares de auscultadores através dos quais são partilhadas 25 histórias de amor de casais reais. Sem barreiras de género, casais de qualquer identidade podem tomar parte na experiência orgulhosamente inclusiva, cujos pronomes podem ser substituídos por qualquer outro e ainda assim fazer sentido para o casal. É que coisas como o amor, a paixão ou o romance são universais.
Esta experiência foi desenvolvida pela equipa criativa Uzahvati, baseada na Ucrânia, que, desde 2016, se dedica a criar experiências teatrais ou não-teatrais imersivas, com o objectivo de “trazer novas experiências emocionais e transformar os participantes”. A equipa conta já com 7 performances no seu repertório, assim como 10 projectos comissionados para empresas e outros clientes privados. Stereo é um dos seus produtos mais recentes, tendo sido apenas apresentado em Kyiv, Praga e agora em Lisboa, desde o passado dia 15 de setembro, sendo que depois passará por Cracóvia.
O título deste mesmo artigo, quando se refere a pôr casais à prova, é para ser tomado de forma literal, dado que a experiência decorre num estádio aberto. Em Lisboa, em particular, acontece no Estádio 1.º de Maio, em Alvalade. Pelo meio de aulas de atletismo ou treinos de futebol, é feito ao casal que se proponha a esta experiência o convite de se imergir durante uma hora num momento a dois, ignorando tudo o que os rodeia. Para além de seguirem comandos simples — como “caminhem de costas”, “corram ao mesmo ritmo” ou “mais rápido!” —, os participantes ouvem uma espécie de podcast em simultâneo, acompanhando os casais entrevistados individualmente, que narram diferentes fases da sua relação e falam sobre primeiros encontros, discussões, sexo, poligamia, filhos e, até, a decisão de terminar.
Colocar-se na posição de cumprir as exortações da voz que soa nos auscultadores, seja de forma metafórica ou literal, torna a pessoa mais receptiva a ouvir os diferentes relatos. Evidentemente, os participantes não se identificarão com todas as frases ou relações apresentadas, mas é impossível que alguma das situações não os toque de forma mais próxima. Pelo meio de algumas frases feitas, encontramos também momentos bonitos, histórias dilacerantes e exemplos que fazem pensar “bem, se calhar não estamos assim tão mal”. Depois de uma hora completamente focados na sua relação, o casal dificilmente não terá aprendido algo, nem que seja que muitas outras pessoas estão a passar pela mesma situação.
Os bilhetes para o ‘Stereo’ podem ser comprados através do site da equipa Uzahvati, com vagas para várias horas e dias ao longo da semana.