PédeXumbo celebra 25 anos na 5.ª edição do Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes
O Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes está de regresso a Évora, entre os próximos dias 17 e 19 de novembro, para a sua 5ª edição, que irá desdobrar-se por 12 “palcos” da cidade. Num mês em que a Associação PédeXumbo, organizadora do festival, festeja os seus 25 anos de existência, esta edição será a melhor forma de celebrar o aniversário, entre dança, partilha e muitos encontros.
Bailes, concertos, oficinas de dança, de música, de manualidades, teatro, performance, atividades para famílias e visitas fazem parte do programa do Desdobra-te, que é para todas as idades, tanto satisfaz os impulsos dos habitués do folk, como as famílias ou até os que se dizem “pés de chumbo” e preferem uma experiência mais relaxada e abrangente.
Com um programa que tem um Lado A, mais dedicado à dança e ao movimento, e um lado B, dedicado a outras artes, propomos múltiplas desdobragens entre atividades e diferentes espaços da cidade.
No Lado A do programa haverá bailes folk todas as noites na Arena d’Évora: de França chegam os Duo Brotto Raibaud (FR) e também os Edentia (FR), o Forró Harmonize (BR) vai trazer o forró, e de Portugal podemos ouvir Burel (PT) e também Parapente 700 (PT), que este ano lançam o seu primeiro álbum no festival, com o apoio da Bolsa da PédeXumbo «Agora o Folk». Este lado do programa reserva ainda espaço às oficinas de dança e movimento, com Danças do Mundo, Danças da Europa, Contacto-relação em movimento e uma oficina de Hip Hop para @s mais pequeno@s. Há também exploração de instrumentos tradicionais com uma Oficina de Percussões Tradicionais a cargo dos Gigambombos!
A performance fica também do Lado A. “São saias senhores, são saias” é o título do Circuito Performativo para este ano, onde Ângelo Neto, António Bollaño e Tomás Gomes, três criadores portugueses, vão desdobrar-se à volta das saias do Alto Alentejo, a convite da PédeXumbo. Já Lúcia Caroço, a atriz e criadora que venceu a Bolsa de «Novas Criações para Dançar» da PédeXumbo, tem estado em residência artística, no Espaço Celeiros, para explorar o Baile da Pinha e conta com estreia marcada para o primeiro dia do festival!
No Lado B do programa, o convite é para ouvir os concertos de A Úrtiga, da Orquestra do Bairro e ainda para mais uma edição de “Musicálogos” uma iniciativa da Capote Música, que desta vez convida os músicos Lília Esteves e João Cágado. Deste lado do programa há ainda conversas, visitas e provas gastronómicas, teatro, onde se pode ver “Fado Mimado” um espetáculo da d’ Orfeu para toda a família, com a interpretação de Zé Pedro Ramos e Patrícia Lestre, e muitas oficinas de manualidades e expressão plástica, onde cabem, por exemplo, a serigrafia e até a construção de moinhos.
Desdobra-te em 12 palcos
Se o objetivo é mexer, então vamos aproveitar para conhecer melhor alguns lugares, recantos e projetos que dão vida a Évora! O programa do Desdobra-te é um convite a conhecer as ruas, casas, associações e monumentos da cidade de Évora.
Este ano os participantes são convidados a desdobrar-se em 12 palcos diferentes para participar nas atividades, entre os quais estão a Arena d’Évora, a Sociedade Harmonia Eborense, a Sociedade Harmonia Eborense, a Bota Rasa, a SOIR, o Teatro Garcia de Resende ou a Casa do Montado.
Programa completo e mais informação em www.pedexumbo.com/desdobra-te.
Conteúdo patrocinado por Associação PédeXumbo.