Fotografias icónicas de António Variações à venda numa edição limitada e exclusiva
Já podem ser adquiridas fotografias de António Variações realizadas pela fotógrafa Teresa Couto Pinto nos anos 80, à venda na loja online da Terra Esplêndida, uma produtora de exposições de fotografia portuguesa, que acaba de lançar o seu próprio e-commerce de fotografias em impressões fine art e de outros produtos relacionados.
As cinco fotografias disponíveis aqui são disponibilizadas numa edição limitada e cada impressão é numerada e assinada por Teresa Couto Pinto. Ideal para os colecionadores e entusiastas da fotografia e para os fãs de António Variações, aquele que se veio a tornar um dos maiores ícones da cultura e da música pop em Portugal.
Meticulosamente escolhidas pela própria Teresa Couto Pinto – agente e fotógrafa de Variações nos anos 80, mas também amiga e confidente –, cada uma destas fotografias, pela primeira vez à venda desde que foram tiradas entre 1981 e 1983, retrata o cantor em momentos cruciais do início da sua carreira, quando a sua proposta musical e estética, muito inovadora para os cânones da época, o começava a posicionar num lugar de destaque no panorama cultural português.
Estas fotografias têm em comum o facto de terem sido tiradas na intimidade da casa do cantor e autor. A relação entre a fotógrafa e o artista foi sempre de cumplicidade e amizade, o que possibilitou a realização de sessões fotográficas imbuídas do mais profundo sentido de liberdade criativa, e que originaram algumas fotografias que hoje habitam o imaginário colectivo português, como aquelas em que Variações empunha a sua tesoura.
As fotografias foram selecionadas a partir do espólio fotográfico de sua autoria e que Teresa Couto Pinto salvaguarda há mais de 40 anos. Para além de reafirmar o incontornável legado de António Variações, as fotografias revelam também o decisivo contributo da fotógrafa na construção da sua imagem.
Os fãs do António Variações reconhecerão, de entre as fotografias à venda, por exemplo, a imagem em que o cantor se pinta com lama durante os testes de maquilhagem para a capa do seu último álbum Dar & Receber, editado em 1984 e que inclui, entre outros grandes êxitos, a clássica Canção do Engate. Ou ainda, aquela em que posa, de tesoura na mão, durante a sessão fotográfica para a capa do seu single É pr’amanhã, de 1981.
As fotografias à venda são reproduções fine art produzidas a partir dos negativos originais e seguindo os mais altos padrões de qualidade em impressoras digitais a jacto de tinta de alta resolução, correspondendo aos padrões da indústria no mundo da arte para reprodução de fotografia.
Cada fotografia tem o formato 21,7 x 30 cm e custa 120 euros.