Novo programa de Anabela Mota Ribeiro traz “Seis Propostas para este Milénio”
O livro “Seis Propostas para este Milénio”, de Italo Calvino, é o ponto de partida para uma série de conversas que nos ajudam a pensar o nosso tempo na sua imensa complexidade e transformação.
Entre 20 e 26 de novembro na RTP3, com apresentação de Anabela Mota Ribeiro: “refletimos sobre os pensamentos que o escritor e jornalista italiano ambicionava transmitir à Humanidade e que marcam a passagem do milénio: Leveza, Rapidez, Exatidão, Visibilidade, Multiplicidade, Começar e Acabar“, pode ler-se num comunicado da RTP.
No programa de estreia o tema é “Leveza”
O mundo parece ter ficado de chumbo. Os conflitos bélicos na ex-Jugoslávia, no Iraque, o 11 de Setembro, a invasão da Ucrânia, o conflito israelo-palestiniano alteraram a organização do mundo que se conhecia. Como encontrar leveza para prosseguir? Este é o primeiro de uma série de programas a partir do texto de Calvino, que teria completado 100 anos em outubro de 2023. O mundo mudou, mas as suas palavras são detonadores e permitem refletir sobre a realidade. “Convidamos a artista plástica Ângela Ferreira e o professor de Estudos Clássicos José Pedro Serra“, lê-se no mesmo comunicado.
No episódio seguinte, de dia 21, o tema é “Rapidez”
A palavra que usou, em inglês, é: quickness. Sobre as diferentes interpretações de quickness fala-se, neste novo programa, com o professor de Filosofia António de Castro Caeiro e o físico Carlos Fiolhais. No curto ensaio do escritor italiano, o «cavalo» surge como metáfora de velocidade. Mas que velocidade? Vive-se um tempo de enorme aceleração e correr passou a ser um modo natural de existir. O espaço é encurtado ou engolido porque tudo é mais veloz, senão mesmo instantâneo e simultâneo. Que se fará com todas estas possibilidades? E como é que elas moldam e perturbam?
“Seis Propostas para este Milénio“, com Anabela Mota Ribeiro, para acompanhar entre 20 e 26 de novembro, às 20h00, na RTP3.