Vem aí uma série de Nuno Markl para recordarmos os anos 80
Nuno Markl, um dos autores da série, revelou em Agosto de 2017 que o esboço deste projecto começou em 2001 e que tinha como nome inicial “O Videoclube”. Na altura a ideia era criar um filme, talvez uma curta-metragem, e agora, 17 anos depois, irá nascer a série “1986″.
Em finais de Janeiro de 1986, o país preparava-se para a segunda volta das Presidenciais Mário Soares – Diogo Freitas do Amaral. E o jovem e tímido Tiago apesar de ser filho de um militante comunista, em pleno ataque de nervos por ter de votar em Mário Soares, tinha outras preocupações. A principal era conseguir que Marta reparasse nele, a jovem era a mais bela da escola e era filha de um empresário de videoclubes que organiza festas para Freitas do Amaral.
“A série não pende para nenhum lado político, é sobre pessoas e sobre o facto de toda a gente ter heróis e vilões dentro de si, não há bons nem maus. Talvez as pessoas se possam identificar em 2017 com estas pessoas de 1986, porque há coisas que não mudam na espécie humana”, revelou Nuno Markl em 2017.
Henrique Oliveira, o mesmo que dirigiu “Vidago Palace”, irá realizar esta série e a música original ficará a cargo de João Só. Já no elenco vamos poder contar com: Miguel Moura e Silva, Laura Dutra, Gustavo Vargas, Adriano Carvalho, Tiago Garrinhas, Mafalda Santos, Miguel Partidário, Eva Fisahn, Henrique Gil, Ana Bola, Anabela Teixeira, Teresa Tavares e Simon Frankel.
“1986” foi escrita por Nuno Markl, Filipe Homem Fonseca e Ana Markl e tem 13 episódios. Vê aqui os episódios.