Artistas denunciam esvaziamento do centro de Lisboa e fazem visita guiada para denunciar situação
A Sirigaita, uma associação cultural do Intendente, em Lisboa, promove uma visita guiada na quarta-feira dia 20 de Dezembro para denunciar o esvaziamento do centro da cidade. Dez artistas juntam-se à iniciativa com cartazes originais que vão assinalar os lugares despejados.
Lisboa está a perder os seus lugares de encontro: nos últimos anos, dezenas de associações culturais e recreativas, clubes desportivos, colectividades, foram despejadas ou fecharam portas devido às pressões imobiliárias e à especulação promovidas pelas políticas vigentes.
A Sirigaita, uma associação cultural no Intendente que também está em risco de despejo, organiza uma visita guiada que é também um protesto. “Despejados para nada – uma visita guiada” é “uma chamada de atenção para o que está a acontecer em Lisboa, uma cidade que perdeu espaços de convívio, de experimentação artística, de debate, de apoio mútuo, de solidariedade, de festa, de lazer que não seja orientado para o turismo ou para o lucro.“, pode ler-se num comunicado.
“Alguns dos lugares que serão visitados foram despejados rápida e violentamente, em nome de uma urgência que se veio a revelar falsa: continuam fechados passados mais de dez anos. Despejados para nada.“, lê-se ainda no mesmo texto.
10 artistas plásticos foram convidados a “decorar” os espaços agora vazios, muitos deles emparedados, abandonados ou transformados em condomínios de luxo. Ana Salomé Paiva, Bruno Borges, Bruno Caracol, Catarina Leal, Emma com dois emmes, José Smith Vargas, Os Ingovernáveis, Rita Comedida, Xavier Almeida e a própria Sirigaita assinam os 10 cartazes que serão colocados nas fachadas dos lugares despejados.
São espaços com características muito diversas, dinamizados por gente de todas as idades nos seus tempos livres. Lugares de encontro, troca, cooperação, apoio social e lazer, que acolhiam inúmeras actividades e davam origem a outras tantas. Alguns deles com uma longa história, como é o caso do Grémio Lisbonense, do Grupo Excursionista Amigos do Minho ou do Sport Clube Intendente.
Outros espaços que serão objecto desta visita guiada são o Clube Recreativo dos Anjos, a BOESG – Biblioteca Observatório dos Estragos da Sociedade Globalizadas, a Seara, São Lázaro 94, o Banco, mas podiam ser muitos outros. A visita será pontuada por histórias dos espaços encerrados. A acompanhar os artistas e os membros da associação haverá canções pelo coro da Achada.
A Sirigaita convida toda a gente a participar nesta “homenagem aos lugares que foram encerrados pela gentrificação — os lugares onde dançámos, discutimos, estudámos, vivemos juntos” — mas também para “afirmar com veemência que as formas de vida que os animavam ainda estão aqui, vivas.” A visita guiada começa às 19h de quarta-feira, dia 20 de Dezembro, em frente à Sé de Lisboa e termina na Associação Sirigaita, na Rua dos Anjos n.º 12F, ao Intendente.