Nova peça de Sara Barros Leitão, “Guião Para Um País Possível”, já foi vista por mais de 1700 pessoas e irá passar por mais 14 cidades portuguesas
Desde a estreia, em Viana do Castelo, a 7 de dezembro de 2023, o espetáculo já foi apresentado no Teatro-Cine de Torres Vedras, Fábrica das Ideias – Gafanha da Nazaré e Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, “e visto por mais de 1700 pessoas“, pode ler-se numa nota enviada para a nossa redação, por parte da Cassandra, estrutura artística fundada e dirigida por Sara Barros Leitão.
Com interpretação de João Melo e Margarida Carvalho, “Guião Para Um País Possível” é um espetáculo que “[No parlamento português] entre as bancadas dos deputados e a tribuna com membros do Governo, existe, exatamente a meio da sala, uma secretária sem nada à volta onde trabalham dois funcionários que têm a missão de transcrever tudo o que ali é dito.”, pode ler-se na sinopse. E é através destas duas figuras que se “registam os discursos, as intervenções, os apartes, as insubordinações e até os gestos. São centenas de milhares de páginas que registam debates, assembleias constituintes, votações, avanços e recuos nos direitos sociais, laborais e humanos. ‘Guião para um país possível’ é um espetáculo criado a partir destes registos, para contar os últimos cinquenta anos da nossa democracia.”, lê-se ainda no mesmo texto.
Datas da digressão de “Guião Para Um País Possível”:
8 e 9 de março – O Teatrão (Coimbra)
15 e 16 de março – Casa das Artes de Famalicão
23 de março – Teatro-Cine de Pombal
12, 13 e 14 de abril – Teatro do Bairro Alto (Lisboa)
19 e 20 de abril – Teatro Viriato (Viseu)
26 de abril – Teatro Sá da Bandeira (Santarém)
4 de maio – Casa Cultura Teatro Stephens (Marinha Grande)
10 e 11 de maio – Teatro Municipal de Vila Real
18 de maio – Cineteatro Louletano (Loulé)
5 de outubro – Teatro Municipal da Covilhã
11 de outubro – Cine-Teatro S. Pedro (Alcanena)
18 de outubro – Casa das Artes (Miranda do Corvo)
20 e 21 de novembro – ACERT (Tondela)
(Data a Definir) – Teatro Municipal Constantino Nery (Matosinhos)