Capicua regressa às edições em nome próprio com “Que Força É Essa Amiga”, adaptação da canção original de Sérgio Godinho
Capicua está de volta às edições em nome próprio com “Que Força É Essa Amiga”, uma adaptação da canção original de Sérgio Godinho, com uma letra que aborda a importância de reconhecer o valor do trabalho doméstico e reprodutivo, habitualmente garantido pelas mulheres. Uma canção marcadamente feminista, que nos chega hoje, dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Neste tema poderoso e ímpar, a artista alterou os versos conhecidos da canção original, trocando as frases alusivas à exploração do trabalho de uns para o enriquecimento de outros, personificada num homem, por frases novas, que alertam para a realidade que muitas mulheres vivem: o trabalho doméstico, o trabalho reprodutivo, os cuidados informais que não são remunerados, várias formas de exploração da mulher e do seu corpo que são, muitas vezes, invisíveis. É uma canção insurgente e subversiva, que nos deixa o mote para uma reflexão: Que força é essa, amiga, que te faz levar o mundo todo na barriga?
A canção foi escrita por Sérgio Godinho (frases originais que se mantiveram) e Capicua, composta por Sérgio Godinho e os novos arranjos ficaram a cargo de Luís Montenegro. Todos os instrumentos foram tocados por Luís Montenegro, também responsável pela produção, a mistura e a masterização. O lyric video que acompanha este lançamento foi realizado por André Tentúgal.
A canção “Que Força É Essa Amiga” já pode ser ouvida em todas as plataformas digitais. Foi apresentada pela primeira vez ao vivo ontem, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, com lotação esgotada e fará parte do alinhamento de 2024. Hoje, Capicua celebra o Dia Internacional da Mulher no Parque de Feiras e Exposições de Grândola, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.