Novo espetáculo audiovisual de Nik Colk Void e Maotik chega este sábado ao gnration em Braga

por Conteúdo Patrocinado,    20 Março, 2024
Novo espetáculo audiovisual de Nik Colk Void e Maotik chega este sábado ao gnration em Braga
Nik Colk Void / DR

Beyond Echoes é uma encomenda do gnration (Braga, Culturgest (Lisboa), Festival Tremor (S. Miguel) e Madeiradig (Funchal).

Depois das apresentações na Culturgest, em Lisboa, e no festival Tremor, em S. Miguel nos Açores, Nik Colk Void Maotik juntam-se em Braga para apresentar a nova performance audiovisual Beyond Echoes. O espetáculo está marcado para sábado à tarde, dia 23 de março, e contará ainda com a violoncelista Ute Kanngießer.

Cosmos, vastidão e vazio são conceitos que remetem para a incerteza e para a dúvida. Partindo destas ideias, a artista e produtora britânica Nik Colk Void e o artista digital francês Maotik foram convidados a criar uma peça audiovisual e a refletir sobre as dimensões cósmicas do seu trabalho. Beyond Echoes é uma composição que valoriza a harmonia entre caos e ordem. Através de um sistema Eurorak, Nik Colk Void cria a paisagem sonora imersiva que se aliam às imagens interativas de Maotik e ao violoncelo de Ute Kanngießer.

Nik Colk Void / DR

Membro de bandas como Kaito e Factory Floor, Nik Colk Void estreou‐se a solo com Bucked Up Space (2021), disco pré-apresentado no gnration, no Festival Semibreve, em 2020. Um ano antes, a artista tinha já passado também pelo gnration, dessa vez com o duo Factory Floor, que partilha com Gabriel Gurnsey para num concerto inesquecível da Noite Branca. Mais recentemente lançou, com Klara Lewis, FullOn (2023), trabalho gravado em Braga e apresentado também no Semibreve. Utilizando instrumentos como a voz, guitarras e sistemas Eurorack, a artista sonora e produtora cria composições que derivam entre o technoclub, experimental e noise. Os álbuns de estúdio com Factory Floor, Carter Tutti Void, NPVR e a solo foram lançados por editoras como a Mute, DFA, Blast First, Editions Mego, Alter e Industrial.

Mathieu Le Sourd, mais conhecido como Maotik, dedica‐se à criação de ambientes imersivos, instalações interativas, esculturas digitais e performances audiovisuais, que surgem da interseção entre arte, ciência e tecnologia. Grande parte do seu trabalho baseia‐se na alteração da realidade e manipulação da perceção do espaço, através de algoritmos gerados por computador, ferramentas audiovisuais e elementos gráficos gerados em tempo real. Trabalha frequentemente com cientistas e com artistas das mais variadas áreas, como música, dança, teatro e arquitetura. Nos últimos anos, as suas obras têm sido apresentadas um pouco por todo o mundo, em locais e festivais como Mutek, Sonar, ARS Electronica, British Film Institute, Oi Futuro, Art Basel, Frieze London, FIAC Paris, Signal Festival, Miraikan Science Museum, B39 e Funkhaus. Passou também pelo gnration com a exposição Wavelengths of Light, criada em residência artística no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, no âmbito do programa Scale Travels.

Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

Conteúdo patrocinado por gnration.

page1image10283328

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.