Cinco anos depois, Vampire Weekend lançam “Only God Was Above Us”. Novo disco tem 10 músicas e foi gravado um pouco por todo do mundo
Only God Was Above Us, o quinto álbum de estúdio e primeiro em cinco anos dos Vampire Weekend de Ezra Koenig, Chris Baio e Chris Tomson, chega hoje às plataformas digitais pela Columbia Records. Inspirado e assombrado pela Nova Iorque do Séc. XX, o álbum foi gravado um pouco por todo o mundo, de Manhattan a Los Angeles, até Londres e Tóquio. Only God Was Above Us foi maioritariamente produzido por Koenig e pelo colaborador de longa data Ariel Rechtshaid, misturado por Dave Fridmann e masterizado por Emily Lazar.
Os primórdios de Only God Was Above Us remontam a 2019-2020, quando Koenig escreveu a maioria das letras. As dez canções desta obra maior são o resultado de cinco anos a refinar, retrabalhar e moldar as estruturas líricas e melódicas até levar os Vampire Weekend a um novo pico criativo. O álbum é directo apesar de complexo, expondo a banda no seu estado mais cru, e também no seu mais belo e melódico.
Only God Was Above Us não é mais do que uma declaração definitiva, que começa com uma nota ironicamente profana e conflituosa, e percorre emoções, experiências, personagens e histórias, antes de terminar com uma mensagem clara de aceitação… e literalmente “esperança”:
“I hope you let it go
I hope you let it go
Our enemy’s invincible
I hope you let it go”
O título é resgatado diretamente da imagem do álbum, composta por fotografias tiradas em 1988 num cemitério de metropolitanos por Steven Siegel. Na capa, um homem numa carruagem inclinada lê a edição de 1 de maio do New York Daily News em que a história de capa detalha a terrível explosão que arrancou a fuselagem do avião da Aloha Airlines que fazia o voo 243. A manchete cita um dos sobreviventes: “Only God Was Above Us”
Alinhamento do disco:
Ice Cream Piano
Classical
Capricorn
Connect
Prep-School Gangsters
The Surfer
Gen-X Cops
Mary Boone
Pravda
Hope
Para celebrar a semana de edição do álbum, os Vampire Weekend vão actuar no Moody Amphitheater em Austin, no Texas, ao meio-dia de 8 de abril durante o histórico eclipse total. Todas as informações podem ser encontradas aqui.
Only God Was Above Us é o primeiro longa-duração dos Vampire Weeknd desde Father of the Bride, de 2019, que valeu à banda o terceiro álbum consecutivo na liderança do top americano da Billboard. Nomeado para Álbum do Ano nos GRAMMY, Father of the Bride venceu o prémio de Melhor Álbum Alternativo, o segundo da banda nesta categoria. Recebido como “obra-prima” por David Fricke da Rolling Stone, o disco foi acompanhado por uma digressão esgotada por arenas e festivais como cabeças de cartaz, solidificando o estatuto de banda proeminente da cena rock de Nova Iorque, ou, segundo as palavras do USA Today, “a melhor banda indie da sua geração.”
Only God Was Above Us está disponível nos formatos digitais, e físicos em CD, vinil preto simples, transparente de edição limitada na loja digital da banda, e com uma capa alternativa exclusivamente em lojas independentes.