Josep Borrell estima que vários Estados-membros reconheçam a Palestina como um Estado em maio
O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, afirmou hoje que vários Estados-Membros poderão reconhecer o Estado palestiniano já em maio, na sequência de uma votação da Assembleia Geral da ONU.
Numa entrevista a vários meios de comunicação social na Arábia Saudita, onde participa no Fórum Económico Mundial, o chefe da diplomacia dos 27 manifestou a sua expectativa em que alguns países anunciem a decisão de reconhecer a Palestina no próximo mês, segundo a agência Europa Press, citando fontes comunitárias.
O Alto Representante insistiu que a solução de dois Estados apenas é possível se a Palestina for reconhecida, disseram as mesmas fontes.
Apesar de não ter pormenorizado os países que irão dar esse passo, a iniciativa da Espanha, Irlanda, Eslovénia e Malta de reconhecer a Palestina para dar um impulso à solução de dois Estados está em cima da mesa, uma fórmula partilhada pela comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos.
A Assembleia Geral das Nações Unidas deverá votar, nas próximas semanas, a entrada da Palestina como membro de pleno direito da organização internacional, uma votação que será, no entanto, simbólica e não vinculativa, após um veto norte-americano ter levado à rejeição da proposta no Conselho de Segurança.