Editora ‘Mais 5’ lança primeira edição completa do mítico concerto de Zeca Afonso, em 1983, no Coliseu de Lisboa
Após a primeira série de reedições da obra musical de José Afonso, que contemplou 11 álbuns editados entre os Outonos de 2021 (“Cantares do Andarilho” de 1968) e de 2023 (“Fados de Coimbra e Outras Canções” de 1981), a Mais 5 anunciou para este ano um segundo ciclo editorial que prossegue a cronologia da obra gravada de José Afonso.
Assim, este segundo ciclo inclui a primeira edição completa, sem cortes e remasterizada, do mítico concerto de José Afonso em 1983 no Coliseu de Lisboa, a editar a 10 de Maio, nos formatos digitais, bem como num CD duplo e LP triplo.
“Esta edição é uma nova oportunidade de ouvir e sentir este concerto, como se lá estivéssemos. Que melhor momento para o fazermos, agora que celebramos os 50 anos da Liberdade em Portugal?”, pode ler-se num comunicado.
Gravado ao vivo no dia 29 de Janeiro de 1983 no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, esta nova edição reúne diferentes fontes sonoras de forma a reconstituir, pela primeira vez, o concerto na íntegra – 1 hora e 53 minutos. Foram utilizadas fitas analógicas de filmagens inéditas para cinema, de Luís Filipe Rocha, com gravação de som de Carlos Alberto Lopes, que o engenheiro de masterização Florian Siller misturou às outras gravações previamente editadas, do concerto no Coliseu, com gravação de José Fortes e a sua equipa. Este processo de recuperação de áudio e de masterização foi levado a cabo em Dezembro de 2023, no Soundgarden Tonstudio, sob a supervisão de Nuno Saraiva (Mais 5) e da família de José Afonso.