Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua regressa a Santa Maria da Feira de 23 a 26 de Maio
O TEMA DA 23ª EDIÇÃO
No ano em que Portugal celebra 50 anos de democracia, o festival Imaginarius não poderia “apropriar-se” de outro tema para a edição de 2024 que não fosse o da Liberdade.
Liberdade individual e coletiva, artística e criativa, cultural, religiosa e política, de pensamento e expressão, de movimento e circulação, de identidade e género.
Liberdade tantas vezes ameaçada, questionada, amordaçada ou simplesmente aniquilada em diferentes geografias.
Liberdade que urge preservar, fortalecer, resgatar ou conquistar.
Liberdade que sucede ao Sonho (tema da edição de 2023) e precede o Progresso (tema da edição de 2025).
A IMAGEM PROMOCIONAL
Das múltiplas dimensões da Liberdade, plasmadas na programação de 2024, nasce a imagem promocional desta edição.
Discreta, a icónica lua Imaginarius, que acompanha as sucessivas edições do festival, observa um rosto feminino marcante, cuja boca proclama a palavra, numa alusão à liberdade de expressão e de género.
Outros elementos inspirados em performances que se destacam na programação dão corpo a uma imagem sóbria, mas intensa, repleta de simbolismo.
O contentor, o piano, o sofá, o acrobata, os bailarinos e o personagem andrógena “escondem” mensagens de liberdade e libertação que convidam à descoberta, antes, durante e depois do festival.
O FESTIVAL EM SÍNTESE
Na 23ª edição do Imaginarius nada será tabu. Sob o signo da Liberdade, o festival prepara-se para a celebração mais profunda e mais catártica que o ser humano pode experimentar.
Ao longo de quatro dias, arte e criatividade vão derramar pelas ruas e praças da cidade-palco de Santa Maria da Feira ao encontro de diferentes públicos, também eles desafiados a fazer parte e a descobrir.
Ousado, provocatório e transformador, o Imaginarius soma mais de duas décadas de experiência na promoção das Artes de Rua em Portugal, mantendo lugar cativo no circuito de festivais internacionais congéneres.
OS NÚMEROS DE 2024
4 dias de programação
41 companhias
190 artistas
12 países (Alemanha, Bélgica, Chile, Espanha, França, Itália, Irlanda, México, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos da América)
130 horas de conteúdos
41 espetáculos/instalações
144 apresentações
33 estreias nacionais
3 estreias absolutas
3 criações Imaginarius
2 instalações de arte pública
15 palcos
500 mil euros de investimento
AS DISCIPLINAS ARTÍSTICAS
Cruzando tradição e inovação, o Imaginarius mantém-se fiel ao clássico teatro de rua, clown, circo e performance em vários palcos do festival, mas continua a alargar a oferta de programação no domínio das media arts, apresentando propostas de realidade virtual e videomapping, para além de projetos experimentais, dança, música, circo contemporâneo e instalações.
A TRADIÇÃO DOS GRANDES FORMATOS
O Imaginarius é dos poucos festivais internacionais de artes de rua que resiste à tendência de acabar com os espetáculos de grande formato, motivada pelos custos que representam e pela logística associada.
Preservando uma tradição que remonta à sua génese, o festival de Santa Maria da Feira volta a apostar na clássica e icónica companhia francesa de teatro de rua Générik Vapeur, que marcou presença na primeira e terceira edições do Imaginarius (2001 e 2003) e que agora regressa com a megaprodução Waterlitz, a apresentar pela primeira vez em Portugal, que remete para a privação da liberdade, tantas vezes enjaulada em contentores onde seres humanos em fuga arriscam uma travessia, ou claramente associada aos rostos de ditadores mundiais.
Um espetáculo multidisciplinar que combina música, pirotecnia, balé aéreo e projeção de imagens, com mensagens impactantes que reclamam reflexão, naquela que poderá ser a última apresentação da tournée Waterlitz.
A PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES
Em 2024, o Imaginarius desafia as comunidades do território a participar em três projetos com estreia no festival: a criação original “De femme à FEMMES” da franco-americana Léa Dant, que imediatamente despertou o interesse de mulheres de Santa Maria da Feira, mas também do Porto, Gaia e Aveiro, que vão fazer parte da performance; a criação Imaginarius “Poetic Roads: Beyond Borders” da companhia italiana Rusty Brass Band, que venceu o concurso Mais Imaginarius em 2023 e que nesta edição vai integrar músicos das quatro bandas filarmónicas do concelho e bailarinos do território; e a performance “Party City Pate Maria da Feira”, da companhia espanhola Invalid Adress, que vai trabalhar com alguns dos inscritos no programa de voluntariado Imaginarius Participa.
O REFORÇO DA PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO
A programação de domingo apresenta-se reforçada nesta edição, sendo dez os espetáculos disponíveis ao longo da manhã, em seis palcos do recinto, tanto ao ar livre como em espaços fechados: Praça Gaspar Moreira, Rossio, Biblioteca, Tribunal, Cineteatro António Lamoso e Casa do Moinho.
O objetivo é proporcionar uma maior oferta de programação às famílias que privilegiam o último do festival e permitir aos grandes consumidores Imaginarius usufruir de propostas que não são passíveis de conciliar nas tardes e noites anteriores.
O REGRESSO DE PALCOS ICÓNICOS
Para além do regresso do parque dos Bombeiros como palco da megaprodução do festival, também o largo do Tribunal está de volta ao Imaginarius para acolher espetáculos impactantes.
Uma reapropriação de espaços outrora utilizados, que resulta de uma manifesta necessidade de alargamento do recinto, motivada pelo reforço da programação (mais seis espetáculos do que em 2023), pela dimensão e formato dos conteúdos programados, mas também por uma maior atenção à circulação, conforto e bem-estar dos diferentes públicos.
Em 2024, serão 15 os palcos Imaginarius: Bombeiros, Tribunal, Biblioteca Municipal, Arquivo Municipal, Igreja da Misericórdia, Igreja Matriz, Praça Gaspar Moreira, Rua dos Descobrimentos, Rua Dr. Roberto Alves, Jardins do Orfeão, Casa do Moinho, Rossio, Claustro do Convento dos Lóios, Praça da República e Cineteatro António Lamoso.
OS PALCOS PARA LÁ DA RUA
As ruas, praças e jardins do centro histórico da cidade serão sempre palcos privilegiados do Imaginarius, mas a abertura do festival a novas linguagens artísticas acabou por exigir o alargamento da programação a espaços fechados ou recatados, que permitam explorar e potenciar novas abordagens ao circo, novos media e experiências sensoriais.
Nesta edição, há propostas diferenciadoras, ousadas e intimistas para descobrir na Biblioteca Municipal (interior e jardins), no Cineteatro António Lamoso, no Arquivo Municipal (praça) e numa tenda de circo montada em frente ao Orfeão da Feira. O Imaginarius Centro de Criação vai acolher o programa do Imaginarius PRO, exclusivo para profissionais do setor cultural e artístico.
AS NOVAS PARCERIAS DO FESTIVAL
Num compromisso sem precedentes com apoio à criação e circulação, o Imaginarius alargou a sua rede de contactos e formalizou, para esta edição, três relevantes parcerias com prestigiadas instituições culturais e artísticas nacionais (Fundação de Serralves, Fundação Inatel e Festival
Mundo ao Contrário), garantindo que as criações Imaginarius não se esgotam no festival de Santa Maria da Feira.
Os dois projetos selecionados no âmbito da Chamada de Apoio à Criação Local – “Tenho o teu nariz”, de Fábio Araújo, e “Pudesse eu não ter laços nem limites”, de Joana Gomes – contam com o apoio à circulação da Fundação de Serralves, e com o apoio à criação e circulação da Fundação Inatel.
Na prática, e imediatamente após as estreias no Imaginarius, os dois artistas feirenses vão apresentar as suas criações no festival Serralves em Festa e em eventos programados pela Fundação Inatel, abrindo portas à circulação nacional e internacional.
Também a criação “Rastros”, de Fernando Nogueira, integrada na rede europeia La Nuit du Cirque, agora adaptada para rua, será apresentada no âmbito da programação principal do Imaginarius’24 e seguirá depois para o festival Mundo ao Contrário, em Paredes de Coura, resultado de uma profícua parceria de apoio à criação de circo contemporâneo.
A PROGRAMAÇÃO “IMPERMEÁVEL”
É um compromisso para com os públicos Imaginarius: nesta edição não haverá cancelamento integral da programação diária, mesmo em caso de chuva forte e persistente, porque haverá sempre espetáculos em espaços fechados.
As propostas calendarizadas foram distribuídas de forma equilibrada, acautelando um mínimo de programação indoor, nomeadamente na tenda de circo em frente ao Orfeão, no Cineteatro António Lamoso e na Biblioteca Municipal.
OS 10 ANOS DE IMAGINARIUS ACESSÍVEL
Distinguido com o selo “Festival Acessível” pelo Turismo de Portugal e Instituto Nacional para a Reabilitação em 2023, o Imaginarius Acessível volta a disponibilizar ferramentas de apoio à acessibilidade, garantindo condições para a fruição plena da programação a Todos os públicos, nomeadamente lugares de visibilidade preferencial, programa acessível e espetáculos com interpretação em LGP, empréstimo de cadeiras de rodas e WC adaptados, ações implementadas e reforçadas ano após ano, desde 2014.
O PROJETO DE VOLUNTARIADO
Extensivo às diferentes áreas do festival, o Imaginarius Participa, que soma dez anos de experiência no envolvimento e capacitação dos voluntários, mantém a possibilidade de participação efetiva de parte dos inscritos numa das performances da programação.
Para além de uma manhã de formação específica para os cerca de 130 selecionados, todos os interessados poderão participar nos workshops de Primeiros Socorros e Acessibilidades.
AS SECÇÕES DO FESTIVAL
PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL
Fiel aos grandes formatos e ao clássico teatro de rua, clown, circo e performance, o festival reforça a oferta de programação no domínio das media arts, projetos experimentais, dança, música, circo contemporâneo e instalações.
Um palco que se abre ao Mundo!
MAIS IMAGINARIUS
Artistas de múltiplas geografias instalam-se em palcos inusitados para surpreender o público e um júri internacional. O vencedor da competição regressa em 2025 para uma criação em residência no território com estreia no festival.
Uma montra de oportunidades!
CRIAÇÕES IMAGINARIUS
Três espetáculos criados em residência no território integram o cartaz do festival. Dois resultam de uma Chamada de Apoio à Criação Local e um decorre do concurso Mais Imaginarius’23, que ditou o regresso da companhia eleita pelo júri.
Três estreias absolutas!
MUNDO IMAGINARIUS
A par da criação artística, clássica e contemporânea, o festival apresenta um mundo de oportunidades assentes no networking, na capacitação e mediação, na promoção das acessibilidades e da participação, nas experiências gastronómicas.
O outro lado do Imaginarius!
IMAGINARIUS ACESSÍVEL
A celebrar 10 anos de Imaginarius Acessível, o festival volta a disponibilizar ferramentas de apoio às acessibilidades para garantir o acesso a todos os públicos e proporcionar o melhor acolhimento para a fruição plena da programação.
Um percurso reconhecido!
IMAGINARIUS PRO
Dois espaços carismáticos da cidade abrem portas aos profissionais do setor para conversas temáticas, apresentação de projetos e momentos de networking. No ICC e na Zona PRO constroem-se parcerias para a criação e circulação internacional.
Um festival em rede!
SABORES IMAGINARIUS
Durante os quatro dias do festival, cinco restaurantes da cidade são embaixadores da gastronomia criativa de Santa Maria da Feira, com Menus Imaginarius que privilegiam os produtos locais e sazonais e a criatividade no empratamento.
(Re)descubra-os e desfrute!
STREET FOOD IMAGINARIUS
Em pleno recinto do festival, há menus tradicionais e criativos em originais veículos móveis, com opções vegetarianas e veganas, doces e salgados. Oferta gastronómica para desfrutar nas margens do rio Cáster, junto ao Rossio e espaço lounge.
Relaxe e saboreie!
IMAGINARIUS PARTICIPA
Extensivo a todas as áreas do festival, o projeto de voluntariado soma 10 anos de experiência na formação e capacitação de equipas para acolhimento e orientação de públicos, com a possibilidade de participação em performances.
São 130 os voluntários no recinto!
Conteúdo patrocinado por Município S.M.Feira.