Filmaporto volta a atribuir cinco bolsas, no valor total de 100 mil euros
Candidaturas decorrem entre 27 de maio e 21 de junho.
Pelo quarto ano consecutivo, a Filmaporto vai atribuir cinco bolsas, no valor de 20.000 euros cada, para financiar projetos fílmicos desenvolvidos na cidade do Porto. Este apoio será atribuído mediante um concurso a propostas de cinema de ficção, documentário ou animação, séries, cinema experimental e ensaio. A fase de candidaturas decorre entre 27 de maio e as 18:00 de 21 de junho e o regulamento pode ser consultado no site da Filmaporto — film commission.
À semelhança das edições anteriores, existem duas modalidades de apoio, dirigidas a diferentes públicos e nomeadas a partir dos fundadores da Neves & Pascaud, a primeira empresa a apresentar filmes ao público no Porto. À bolsa Neves podem candidatar-se artistas e cineastas residentes no município do Porto e entidades produtoras com sede nos concelhos do Porto, Matosinhos ou Vila Nova de Gaia, em conjunto com artistas e cineastas residentes no concelho de Porto; enquanto a bolsa Pascaud é destinada a artistas e realizadores residentes fora do município do Porto e entidades produtoras com sede nos concelhos do Porto, Matosinhos ou Vila Nova de Gaia em conjunto com artistas e cineastas residentes fora do município do Porto.
Este ano, serão atribuídas três bolsas Neves e duas bolsas Pascaud e as candidaturas serão avaliadas por um júri composto por Luís Urbano (produtor de cinema), Melanie Pereira (cineasta) e Tomás Paula Marques (cineasta e artista visual).
Este programa de apoio visa estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover a empregabilidade e contratação de técnicos e empresas ligadas ao setor audiovisual da cidade. Na edição anterior, foram apoiados projetos de Tânia Dinis, José Magro, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Pedro Lino e Marcelo Pereira.