Feira do Livro de S. João da Madeira começa esta semana com Rui Miguel Tovar e Martim Sousa Tavares

por Comunidade Cultura e Arte,    4 Julho, 2024
Feira do Livro de S. João da Madeira começa esta semana com Rui Miguel Tovar e Martim Sousa Tavares
Martim Sousa Tavares / Fotografia de Rui André Soares – CCA
PUB

Certame conta com 12 quiosques de livreiros e com a participação de quase três dezenas de convidados, entre ilustradores, escritores, contadores de histórias e moderadores de mesas de conversa em torno da literatura e, em muitos casos, do seu cruzamento com diferentes artes e atividades.

Com o Europeu de futebol da Alemanha a decorrer, Rui Miguel Tovar, um dos mais destacados jornalistas e comentadores desportivos portugueses, é um dos convidados da Feira do Livro de S. João da Madeira, que se realiza entre sexta-feira e domingo (5, 6 e 7 de julho), na Praça Luís Ribeiro, no centro da cidade, numa organização da Câmara Municipal, operacionalizada pela Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo. 

O autor de livros como “Viagens sem bola”, “Dicionário Sentimental de Futebol”, “Os Nossos Heróis do Desporto” e “Fome de Golo”, para além dealmanaques de Benfica, FC Porto e Sporting e de “O Grande Livro da Seleção”, Rui Miguel Tovar é um dos convidados para as mesas de conversas com escritores que são um dos destaques desta edição do evento. 

Agendado para as 18 horas de domingo, esse será o último momento de um programa em que a literatura de cruza com diferentes artes e atividades. O músico Martim Sousa Tavares é um dos convidados de outra conversa, a realizar também nesse dia, pelas 16 horas. Fundador da Orquestra Sem Fronteiras, com a qual ganhou o Prémio Carlos Magno para a Juventude do Parlamento Europeu, tem sido uma voz ativa na divulgação da música clássica e no cruzamento das artes. “Falar Piano e Tocar Francês” é o seu primeiro livro. 

Entre ilustradores, escritores, contadores de histórias e moderadores de mesas, são 29 os convidados que vão passar pelo evento, cuja abertura está marcada para as 12h00 desta sexta-feira. A convite da Câmara Municipal, o “ativista literário” Carlos Granja volta a ser o comissário da programação cultural. Com quatro dezenas de livros publicados (entre poesia, crónicas e literatura infantil), sente-se “como peixe na água” quando está entre livros e escritores, como acontece na Feira do Livro de S. João da Madeira, certame que considera estar “a consolidar-se no meio literário”. 

A autarquia de S. João da Madeira e a Biblioteca Municipal apostam na Feira do Livro por “considerarem que a leitura e o acesso à informação se revestem de elevada importância para a sociedade, contribuindo para a difusão do conhecimento e para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária, com espírito crítico e construtivo.”, pode ler-se num comunicado.

O evento conta com 12 quiosques de livreiros, nos quais o público pode encontrar uma ampla oferta de publicações apresentadas pelas livrarias Bertrand e Lusíada (S. João da Madeira); Ophidia (livraria online); Doninha Ternurenta (Ovar); Faz de Conto (Coimbra); a editora Trintapor-uma-linha (Porto); a Rota do Livro e as Edições Toth; a Porto Editora com várias chancelas do grupo e da editora Âncora. A Editorial Missões – Boa Nova também participa nesta edição, na qual se encontram igualmente  publicações da Câmara Municipal de S. João da Madeira e do jornal “Labor”. 

Destaca-se ainda a participação especial da Bienal de Ilustração da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, que dinamiza uma mostra e venda de ilustrações e livros ilustrados, em parceria com a UPA editora. Esse espaço promove ainda atividades na área da leitura e duas oficinas de ilustração, para crianças e famílias.  

Este ano, os Serviços Educativos do Museu da Chapelaria e da Unidade do Ambiente juntam-se à celebração literária da cidade, dinamizando oficinas criativas dirigidas a crianças e famílias. Conta-se também com a participação do grupo de teatro TOJ com uma intervenção de animação de rua intitulada “Escritores e textos na Praça”.  

Os horários da Feira do Livro são os seguintes: 

Sexta-feira (5 de julho) » 12h00 (sessão de abertura do evento) às 23h00
Sábado, 6 de julho » 10h00 às 23h00
Domingo, 7 de julho » 10h00 às 19h00

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.