Em Setembro serão conhecidas as três rappers mulheres que irão representar Portugal na Croácia
A noite de sexta, 6 de Setembro, marca mais uma importante etapa do programa She Raps, a primeira incubadora de mulheres rappers em Portugal. As dez finalistas do programa She Raps – GI.PSY, Lady N, Lendária, Máry M, Maddie Five, Nitry, Sitah Faya, T-Chikes, Tsuki e Vanessa Parish Crooks – sobem ao palco da Musa de Marvila para atuarem, numa noite de entrada livre, a partir das 21:00, onde serão selecionadas as três laureadas que viajam no próximo ano para a Croácia.
Em Fevereiro de 2025, na Croácia, juntam-se às artistas de França, Bélgica e Balcãs, numa residência artística que inclui a produção de uma música, a realização de um videoclipe e uma digressão por quatro palcos europeus incluindo o festival Les Ardents, na Bélgica, no Verão de 2025.
Na noite de 6 de setembro, cada finalista sobe ao palco para apresentar uma música anteriormente produzida e aquela que criaram ao longo dos dez dias de formação que aconteceu de 22 a 26 de Julho e que terá nova etapa de 2 a 6 de Setembro. Com direção artística de Maze e a participação de artistas como Muleca XIII, Bruno Mushug, Marta Ren, Blaya, Sam the Kid, JJ Fantasmas 2000, Capicua, Mynda Guevara, entre outros.
A acompanhar as rappers em palco estarão outros três grandes nomes da cultura hip hop em Portugal: Sir Scratch, a fazer as honras da casa e DJ sets de BIG e Blaya. O júri nacional é composto por Dama Bete, D-Mars, Telma Tvon, Chong Kwong e Nuno Varela, e estará na plateia a aplaudir as rappers, cabendo-lhes a difícil tarefa de escolher as três laureadas no final das atuações.
Uma verdadeira noite de celebração da cultura hip hop, promovida pela Skoola, a academia de música que é parceira do projeto em Portugal, em parceria com a Musa de Marvila.
She Raps é um projeto que a Skoola está a desenvolver em parceria com França (Rappeuses en liberté), Bélgica (Les Ardentes) e Croácia (Blackout Hip Hop). Financiado pela União Europeia através do programa Europa Criativa.