“A Pedra Sonha Dar Flor”, novo filme de Rodrigo Areias, estreia nos cinemas portugueses
Este filme é um sonho antigo e fruto da paixão do realizador pela literatura de Raúl Brandão, que o impactou de forma definitiva na forma de olhar para algumas coisas, de onde destaca a forma visceral de olhar para a pobreza.
A “Pedra Sonha dar Flor” junta várias personagens recorrentes do universo literário de Raúl Brandão, como o Pita de “Os Pobres” e “A Morte do Palhaço”, ou como o escritor K. Maurício de “A Morte do Palhaço” é Gabiru de “Os Pobres” e de “Húmus”, e encena cenas como a morte de Gregório em ”A Morte do Palhaço”.
Desta confluência de personagens surge um filme sem tempo nem espaço, com histórias que podem ser incorporadas numa narrativa única que une várias obras do autor, onde ele mesmo é o centro da narrativa e se desmultiplica.
O filme conta ainda com música original composta por Dada Garbeck, que com mestria, e com profundo conhecimento da música popular portuguesa e coros de cantigas populares criou o ambiente sonoro para o filme (que se traduzirá em vários cine-concertos).
Data cine-concertos:
12 de Setembro – Cinema Trindade Porto – Em estreia nacional
13 de Setembro – Cinema Nimas – Lisboa
14 de Setembro – Centro de Arte – Ovar
15 de Setembro – Centro Cultural de Vila Flor – Guimarães
Conteúdo patrocinado por Nitrato Filmes.