Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu levam a peça “O meu amigo H” aos Açores
A peça de teatro “O meu amigo H” de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu vai estar em exibição no Festival Internacional dos Açores. O espetáculo terá lugar no Teatro Micaelense, na Ilha de S.Miguel, no dia 15 de setembro. Bilhetes disponíveis aqui.
O espetáculo de teatro, assinado por um dos autores mais contraditórios do séc XX, Yukio Mishima, parte do drama My Friend Hitler. Expõe mecanismos de sobrevivência política e dá-nos a ascensão do ego, do horror e da desumanização abordando a relação entre o ditador alemão e três figuras próximas: o capitalista Gustav Krupp, o sindicalista Gregor Strasser e o militar Ernst Röhm.
Na adaptação da peça, Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu afastam-se do seu contexto histórico e da iconografia nazi, para se debater com o espectro da intolerância e do ressentimento que, mais uma vez, se faz sentir nas nossas democracias. Assim, fazer hoje este texto frio, problemático e embriagado pela poesia da violência e da morte torna-se uma oportunidade para pensar sobre a destruição, a proibição, os ajustes de contas e a nostalgia dos passados por cumprir. Mishima coloca-nos um espelho que se revela um caleidoscópio aterrador, uma espécie de fresco social, político e humano.
Conteúdo patrocinado por CULTURXIS.