Coreógrafa São Castro estreia trabalho em Almada, assinalando o centenário da morte de Franz Kafka

por Comunidade Cultura e Arte,    9 Setembro, 2024
Coreógrafa São Castro estreia trabalho em Almada, assinalando o centenário da morte de Franz Kafka
Fotografia de Hrant Khachatryan

No ano em que se assinala o centenário da morte de Franz Kafka, a coreógrafa São Castro respondeu ao convite da Companhia de Dança de Almada para a criação de um novo trabalho, no qual se propôs aliar o corpo e seu potencial expressivo à narrativa visceral e enigmática deste controverso e influente escritor.

O título “The process of burning in reverse” é uma metáfora para o incumprimento do último desejo de Kafka – que Max Brod queimasse todos os seus manuscritos após a sua morte. Contrariando a vontade do autor, o seu amigo e confidente optou por preservar os escritos e desenhos, assegurando o impacto da obra de Kafka e perpetuando algumas das obras mais relevantes da literatura do século XX.

No trabalho coreográfico de São Castro tem havido uma atenção e reflexão constante à relação entre palavra e corpo. Nos últimos anos, tem desenvolvido uma pesquisa teórico-prática, através das suas criações, no sentido de analisar e explorar métodos de tradução da palavra no corpo, de forma a que este se manifeste como discurso visível.

Fotografia de Hrant Khachatryan

Uma metodologia que designa como corporização da palavra, tem sido o foco nos seus processos criativos e simultaneamente se tem revelado como uma procura contínua sobre os processos de comunicação em que o corpo é o protagonista e o seu movimento potenciador de um discurso não-verbal que mesmo apresentando-se abstrato – uma das características associadas à Dança – tem a capacidade de se revelar como extensão dramatúrgica da palavra.

É no seguimento desta pesquisa que a coreógrafa recorre às obras de Kafka para esta nova peça, cujo processo de pesquisa e criação foi iniciado no Teatro Viriato, no âmbito do Programa de Residências de Criação “mi casa tu casa”, seguido de residência em Almada com o elenco de bailarinos da Companhia de Dança de Almada.

São Castro foi bailarina no Balleteatro, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Ballet Gulbenkian. Iniciou-se na coreografia em 2009, e desde 2011, desenvolve uma colaboração artística com o coreógrafo e bailarino António M Cabrita, com quem criou “Dido e Eneias” (2017) para a Companhia Nacional de Bailado. Em 2015, os dois foram distinguidos com o Prémio Autores – Melhor Coreografia, pela Sociedade Portuguesa de Autores. Algumas das suas peças têm sido consideradas pela imprensa nacional como um dos melhores espetáculos de Dança do ano. Em 2016 criou “The Art of Losing” para a Companhia de Dança de Almada.

“The process of burning in reverse” estreia dia 27 de setembro no palco principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, no âmbito da 32.ª edição da Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival.

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