Realizador Miguel Gomes considera difícil nomeação de “Grand Tour” para os Óscares

por Lusa,    11 Setembro, 2024
Realizador Miguel Gomes considera difícil nomeação de “Grand Tour” para os Óscares
Fotografia de Rui André Soares / CCA
PUB

O realizador Miguel Gomes afirmou hoje à agência Lusa que “será uma boa surpresa” se o filme “Grand Tour” for nomeado para os Óscares de 2025, mas considerou difícil consegui-lo.

A Academia Portuguesa de Cinema revelou hoje que “Grand Tour”, de Miguel Gomes, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os prémios norte-americanos de cinema, os Óscares.
A longa-metragem, que em maio valeu a Miguel Gomes o prémio de melhor realização no Festival de Cinema de Cannes, em França, é candidata a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional em 2025.

“O meu comentário é: Ótimo. Tenho a certeza que o distribuidor americano ficará contente com isso. Sobre a hipótese, a perspetiva que eu tenho sobre a possibilidade de uma nomeação, eu diria que acho difícil”, disse Miguel Gomes à agência Lusa.
Para o realizador português, a academia de cinema dos Estados Unidos “é muito poderosa, mas também algo conservadora”.

“Uma coisa é Cannes, que é mais aberto a propostas de cinema menos ‘mainstream’, menos industriais. A academia americana é composta por membros, produtores, realizadores, pessoas da indústria, que é muito poderosa, mas também algo conservadora e onde conta muito essa componente industrial, que não é propriamente o que associamos ao cinema português”, sublinhou.

A 97.ª edição dos Óscares está marcada para 02 de março de 2025, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, sendo os nomeados revelados a 17 de janeiro.

“Será uma boa surpresa caso aconteça [uma nomeação], não ficarei triste, mas eu não poria o meu dinheiro nisso”, afirmou.

“Grand Tour”, protagonizado por Gonçalo Waddington e Crista Alfaiate, foi produzido por Uma Pedra no Sapato, em coprodução com Itália, França, Alemanha, China e Japão.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.