Centro de Informação das Nações Unidas junta-se a grupo de personalidades e juntos criam movimento em prol da Paz
No Dia Internacional da Paz, que se assinala a 21 de setembro, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e a UNICEF Portugal, juntam-se ao grupo de personalidades públicas impulsionadoras da iniciativa #JanelaBrancaPelaPaz, para desafiar todas as pessoas e entidades a decorarem, nesse dia, a sua janela com uma peça branca para evocar a importância da Paz e mostrar a sua solidariedade para com todos os que vivem em situação de guerra ou de conflito. Catarina Furtado, Cristina Ferreira, José Luis Peixoto, Marisa Liz, Nelson Évora, Nuno Markl e Rita Blanco são alguns dos porta-vozes deste movimento.
No âmbito do Dia Internacional da Paz de 2024, 21 de setembro, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e a UNICEF Portugal juntam-se a um grupo de figuras públicas portuguesas na criação do movimento #JanelaBrancaPelaPaz, que visa unir as pessoas em torno de um símbolo universal de esperança e de solidariedade: a bandeira branca. O objetivo é lembrar que a Paz não é apenas um conceito distante, mas uma necessidade urgente que toca a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. No dia 21 de setembro, o poder da Paz vai estar em cada janela, um movimento simples e poderoso que convida toda a gente a ser uma voz ativa pela Paz.
Assim, neste Dia Internacional da Paz, todas as pessoas e instituições são convidadas, a participar nesta iniciativa com um simples gesto: pendurar um pano branco na janela da sua casa, ou do seu local de trabalho, de forma visível. Este pano – que pode ser um lençol, bandeira, fronha, toalha, ou qualquer outro item disponível –, representa um apelo conjunto à cultura da Paz.
A iniciativa pretende criar uma corrente online de solidariedade e empatia para com todos aqueles que vivem em situação de guerra ou de conflito, sensibilizar para a importância da Paz, relembrar os impactos dos conflitos e das guerras: perda de vidas, destruição de casas, escolas, hospitais e o retrocesso ou estagnação do progresso económico e social. Pretende-se, ainda, com esta ação, apelar aos líderes e decisores nacionais e mundiais para que não desistam de trabalhar para evitar o conflito, para que promovam a Paz, privilegiando o diálogo e a diplomacia na resolução de disputas, fomentando uma Cultura da Paz e de dialogo tal como definida pela resolução 23/243 das Nações Unidas (ONU).
De acordo com a ONU, o mundo vive o maior número de conflitos violentos desde a Segunda Guerra Mundial com 2 mil milhões de pessoas, ou seja, um quarto da população mundial, a viverem em zonas afetadas por conflitos ou por guerras. Mais de 117 milhões de pessoas em todo o mundo estão deslocadas devido a conflitos, perseguições, e outras formas de violência estima-se que, em 2024, 300 milhões de pessoas necessitarão de ajuda humanitária. As crianças são as mais afetadas, sendo que, atualmente, 1 em cada 5 crianças no mundo vive em contexto de guerra ou está deslocada devido ao conflito.
Num mundo mergulhado em conflitos, desigualdades e discriminação, a ONU apela a que todos contribuam para a promoção do diálogo, da empatia e dos direitos humanos para todas as pessoas.
Todos os participantes nesta iniciativa poderão partilhar uma fotografia ou vídeo da sua Janela Branca Pela Paz, identificando a conta do Instagram da @JanelaBrancaPelaPaz e o hashtag #JanelaBrancaPelaPaz. António Raminhos, Carlão, Carolina Deslandes, Catarina Furtado, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Jessica Athayde, João Baião, José Luis Peixoto, Marisa Liz, Nelson Évora, Nuno Markl, Pedro Fernandes, ProfJam, Ricardo Pereira, Rita Blanco e Tânia Ribas de Oliveira são algumas das personalidades que já confirmaram a participação nesta iniciativa, que conta também com o apoio dos principais grupos de comunicação social de Portugal.
Veja aqui para mais informações sobre o Dia Internacional da Paz. No dia 21 de setembro vamos todos participar, inspirar e mudar.