Dormidas em alojamento turístico sobem para novo máximo histórico em agosto, revela INE

por Lusa,    30 Setembro, 2024
Dormidas em alojamento turístico sobem para novo máximo histórico em agosto, revela INE
Fotografia de Luisa Azevedo / Unsplash

O setor do alojamento turístico registou 3,8 milhões de hóspedes e 10,5 milhões de dormidas em agosto de 2024, um novo máximo histórico, correspondendo a mais 5,9% e 3,8%, respetivamente, anunciou hoje o INE.

O número de hóspedes e de dormidas no setor do alojamento local em julho tinha aumentado 1,7% e 2,6%, respetivamente.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), depois de terem registado um decréscimo em julho, as dormidas de residentes aumentaram 4,6% em agosto, crescimento superior ao registado pelos não residentes (+3,4%), que abrandaram pelo terceiro mês consecutivo.

As dormidas de residentes totalizaram 3,6 milhões e as de não residentes totalizaram 6,9 milhões.
O INE adianta que nos mercados externos, o britânico manteve-se como principal mercado emissor (com uma quota de 17,1%), tendo registado um crescimento de 1,3% em agosto, seguido de Espanha (com uma quota de 16,3%), que cresceu 4,6%.

Entre os 10 principais mercados emissores em agosto, destacaram-se os mercados canadiano e norte-americano, com crescimentos de 11,2% e 8,4%, respetivamente.

Todas as regiões registaram acréscimo de dormidas, com exceção da Região Autónoma da Madeira (-0,3%) e os maiores crescimentos verificaram-se na Península de Setúbal (+8,1%) e na Região Autónoma dos Açores (+7,5%), sendo mais modestos no Algarve (+1,1%) e no Oeste e Vale do Tejo (+1,6%).

A ocupação nos estabelecimentos de alojamento turístico aumentou em agosto, para 67,9% e 74,3% nas taxas líquidas de ocupação-cama e ocupação-quarto, respetivamente, mais 0,6 pontos percentuais em ambas do que em julho.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.