Escola não formal criada pela junta de freguesia de Benfica e o rapper Valete abre esta semana
Junta de Freguesia de Benfica lança projeto Horizontal 360 com atuações de Mizzy Miles e DJ Bomberjack. Rapper Valete marcará presença na apresentação desta escola não formal.
É já esta sexta-feira, 4 de outubro, que decorre o e lançamento do projeto Horizontal 360, que une a Junta de Freguesia de Benfica e a Associação Hip-Hop 115, do reconhecido rapper Valete, e que resulta na criação de uma escola não formal, cujo principal objetivo é levar a educação a outras direções, para além das tradicionais. O que se pretende é proporcionar novas experiências aos jovens (a partir dos 13 anos) e adultos.
O evento de lançamento acontece no Palácio Baldaya, já esta sexta-feira, a partir das 18h00, e irá partilhar os objetivos desta iniciativa. Terá também a participação do DJ Bomberjack e a atuação de Mizzy Miles, além de muitas outras surpresas. A apresentação irá também contar com a presença do rapper Valete e do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques.
O Horizontal 360 oferece uma série de vantagens, proporcionando flexibilidade no processo de aprendizagem, e permitindo aos alunos seguirem ritmos próprios e explorarem temas de interesse pessoal. Outro benefício, desta atmosfera mais descontraída e colaborativa, passa pela estimulação da criatividade, da inovação e da participação ativa. Tendo em conta a informalidade e a intenção de fomentar a liberdade de pensamento com novas experiências, encontros e debates, a escola não terá um espaço físico exclusivo. As talks e as atividades irão ocorrer nos vários espaços geridos pela Junta de Freguesia de Benfica, que vão desde os Castelos das Portas de Benfica ao Auditório Carlos Paredes, passando pelo Palácio Baldaya e Jardim do Eucaliptal.
O Horizontal 360 tem, na sua base, a premissa de colmatar uma necessidade referenciada pela comunidade e ambiciona satisfazer e fidelizar os seus participantes, proporcionando segurança, conforto, integração social, e o desenvolvimento de competências sociais e pessoais fundamentais para o futuro. O serviço terá como ambição a qualidade, assente numa atitude inovadora onde predomina o trabalho de equipa e que se foca na aprendizagem ao longo da vida em áreas distintas (vida ativa, comunicação, competências sociais, criatividade). Este é um projeto que complementa o ensino tradicional, fornecendo aprendizagens práticas aos alunos. Por outro lado, promove a reflexão com a participação de diferentes personalidades. Nomes como Nuno Markl, Gilmário Vemba, Gabriel o Pensador ou Rui Unas fazem parte do leque de patronos associados e que irão dinamizar esta “escola”.