Carminho edita hoje o seu primeiro EP, co-produzido por Steve Albini
Carminho anuncia o lançamento do seu primeiro EP, gravado em co-produção com Steve Albini, no seu icónico estúdio “Electrical Audio”, em Chicago.
Tudo começou com um dia de folga premeditado, durante a terceira tour da artista pelos EUA, no outono de 2023, e uma sessão de gravação no estúdio do produtor norte-americano. Carminho conhecia o trabalho de Albini (que faleceu subitamente na primavera de 2024), como produtor de álbuns de artistas como The Pixies, PJ Harvey e Nirvana.
Aquela sessão no dia 10 de outubro de 2023, para a qual Carminho tinha unicamente a expectativa de viver a experiência de trabalhar com Steve Albini e de gravar música pela primeira vez em fita, acabou por acrescentar um novo capítulo à sua carreira. O dia foi passado a trabalhar com os seus músicos – usando instrumentos como o mellotron, o lap steel e a guitarra elétrica (que a fadista tinha acrescentado aos instrumentos tradicionais portugueses no seu álbum anterior, Portuguesa) e com Steve. E nesse dia acabaram por gravar as 4 músicas que compõem este EP.
“Quem trabalhou com Steve Albini sabe da sua humilde autenticidade e dedicação à perfeição do som cru, e ele fez com que as gravações soassem como se estivéssemos a atuar numa casa de Fado em Lisboa. O nosso processo criativo neste EP foi uma verdadeira colaboração. A influência genial de Albini é inegável. Embora a indústria musical tenha perdido um talento incrível, de certa forma, ele vive nas nossas canções”, diz Carminho.
Carminho é uma das principais e mais influentes fadistas portuguesas, reconhecida pelo seu talento, notável voz e dedicação artística inabalável. As suas raízes no fado refletem-se na sua música, respeitando a língua e a verdade das palavras do fado tradicional, bem como a sua composição original.
Com 6 álbuns aclamados pela crítica, que incluem duetos com os ícones brasileiros Milton Nascimento e Chico Buarque, galardoada com várias Platinas, nomeada para um Grammy Latino em 2023, e vencedora do Globo de Ouro para Melhor Atuação 2024, Carminho atuou ao lado dos Coldplay no concerto da banda em Coimbra, e teve a honra de interpretar a sua composição original “Estrela” para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa. Participou no filme Poor Things de Yorgos Lanthimos, vencedor de vários Óscares interpretando a sua canção “O Quarto”, que é uma das escolhidas na Playlist de verão do antigo Presidente americano Barack Obama.
O EP “Carminho At Electrical Audio ”tem 4 faixas, incluindo um dueto entre Carminho e Caetano Veloso, que juntos interpretam “Os Argonautas”, um tema com a mensagem de “alguém que parte numa busca ousada”. Caetano, na sua longa e histórica carreira, já fez isso várias vezes, assim como Carminho o está a fazer agora.
Este EP terá ainda uma edição em vinil, que estará disponível em Novembro. E marca o início da relação entre Carminho e a Sony Music.