Filme argentino “El Polvo” vence competição oficial do festival Queer Porto

por Lusa,    13 Outubro, 2024
Filme argentino “El Polvo” vence competição oficial do festival Queer Porto
“El Polvo”, de Nicolás Torchinsky

O filme argentino “El Polvo”, de Nicolás Torchinsky, venceu a competição oficial da 10.ª edição do festival Queer Porto, anunciou ontem a organização.

Em comunicado, a organização lembrou que o júri foi constituído pela investigadora e produtora Claire Sivier, pela artista Laetitia Morais, pelo produtor Paulo Silva e pela artista Tiago Aires Ledo.

“Uma família esvazia o apartamento da Tia Juli, recentemente falecida. O espaço e a família são atravessados pelo luto. Objeto após objeto, quarto após quarto, através dos episódios e histórias que diferentes familiares e amigos vão relembrando, surgem fragmentos da sua figura intangível: a sua vida como artista, a transição de género, o seu exílio no Brasil durante a ditadura militar, o desejo de amor, o humor irreverente, o ativismo trans e os últimos anos da sua vida carregando o peso do VIH”, pode ler-se na sinopse do filme.

O prémio do público foi entregue a “Salão de Baile”, da dupla brasileira Juru e Vitã, enquanto o júri atribuiu ainda uma menção especial ao grego “Lesvia”, de Tzeli Hadjidimitriou.

O galardão Casa Comum, dedicado ao cinema queer português, foi dado à curta-metragem “Spillovers”, de Ritó Natálio, com uma menção especial a ser atribuída a “Carta ao Pai”, de Rafael Ferreira.
O júri desta secção foi constituído por pela escritora e professora Conceição Nogueira, pelo produtor cultural Marco Gabriel e pelo ‘designer’ de comunicação Paulo Pereira.

“A edição do 10.º aniversário do Queer Porto conheceu um novo impulso, com a sua programação de cinema a acontecer no Batalha, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto e, pela primeira vez, no mítico ecrã do Passos Manuel, o que nos permitiu, não apenas chegar a diferentes públicos, mas também a apresentar uma programação mais eclética e abrangente”, considerou a organização, no mesmo comunicado.
O festival realizou a 10.ª edição entre terça-feira e ontem.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.