Companhia Jovem de Dança de Ílhavo apresenta “Gineceu” do coreógrafo Luiz Antunes

por Conteúdo Patrocinado,    31 Outubro, 2024
Companhia Jovem de Dança de Ílhavo apresenta “Gineceu” do coreógrafo Luiz Antunes
Fotografia de João Roldão
PUB

A Companhia Jovem de Dança de Ílhavo (CJDI) estreia a sua quinta criação, “GINECEU”, dirigida pelo diretor artístico e pedagógico da Companhia, o coreógrafo Luiz Antunes, este sábado, às 21:30, no contexto da Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo. Há uma segunda récita no domingo, às 15:00.

“GINECEU” é o primeiro espetáculo da CJDI que abriu convocatória a bailarinos externos às escolas de dança do município, mantendo a relação de proximidade com as mesmas, a Casa do Povo da Gafanha da Nazaré, a Arabesque IP e a Fulldance Studio. A criação conta com 14 intérpretes com idades entre os 10 e os 27 anos. A CJDI convoca outros artistas para contribuírem na criação e conta, por isso, com figurinos de Joel Reigota, composição musical de Henrique Portovedo, cenografia de Tiago Pinhal Costa e assistência à criação de Marco Olival.

O espetáculo reflete sobre utopias, distopias, aparições e superstições num “falso mundo cor-de-rosa”. Num universo marcado pela opressão, percorre narrativas pseudo poéticas de submissão, de controle dos corpos e resistência. De acordo com o coreógrafo Luiz Antunes, “deambulamos por vários momentos da história criando pontes, narrativas e figuras até aos dias de hoje, onde a repressão e opressão dos corpos, principalmente das mulheres, foi e ainda é uma constante.” O coreógrafo que dirige “GINECEU”, também responsável pela primeira criação da Companhia, em 2020, garante que “a pertinência deste espetáculo prende-se com a tentativa de explicar as barbáries da humanidade a alguém que metaforicamente vive num “mundo da cor das rosas””.

Entre a estrutura da Companhia de Dança Jovem de Ílhavo em 2024, e o contexto de 2020, quando surgiu o primeiro espetáculo que a motivou, “A ria gela a partir das margens”, Luiz Antunes afirma que “esta criação é a consolidação e o reconhecimento da importância deste projeto por parte da comunidade da região, da equipa do 23 Milhas e do poder local, assim como no universo cultural da dança, porque a excecionalidade criativa só se consegue quando existe algo terrivelmente sólido na sua base”.

“GINECEU” é interpretado por Alice Alves, Constança Silva, Inês Ramalho, Iris Sacramento, Ivy Thurler, Jasmim Correia, Kika Fernandes, Laura Duarte, Maria Miguel Ferreira, Matilde Taveira, Marco Olival, Rosa Ramos, Sofia Tavares e Vasco Felícia.

É apresentado na Casa da Cultura de Ílhavo no dia 2 de novembro, às 21:30, e no dia 3, às 15:00, durante a Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, que decorre entre os dias 1 e 3 de novembro.

Conteúdo patrocinado por 23 Milhas.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.