CCC das Caldas da Rainha com projetos locais e internacionais no programa para 2025
A programação do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha vai juntar, no primeiro trimestre de 2025, projetos da comunidade artística local e espetáculos de projeção nacional e internacional, divulgou a direção.
O cartaz dos três primeiros meses do ano arranca no dia 05 de janeiro com o Concerto de Ano Novo que junta em palco a Banda de Comércio e Indústria e o pianista e compositor galego Abe Rábade.
A junção de “projetos da comunidade artística local e espetáculos de projeção nacional e internacional” é um dos aspetos destacados pelo CCC para a programação que, no primeiro trimestre de 2025, será marcada por espetáculos, sessões de cinema e ações de mediação “com um forte sentido de participação da comunidade”.
Pelo palco do CCC passará o Teatro da Rainha, companhia residente nas Caldas da Rainha que ali levará a peça “Jorge Patego ou o marido humilhado”.
Projetos artísticos da Escola Superior de Arte e Design (ESAD.CR.), um concerto com a pianista caldense Patrícia Costa e outro com a Orquestra Ligeira Monte Olivett (a assinalar o 16 de março), são outras das propostas locais a integrar a programação.
No que respeita a concertos de projeção nacional e internacional o cartaz arranca no dia 18 com a “superbanda” Cara de Espelho, que junta Pedro da Silva Martins, Carlos Guerreiro, Nuno Prata, Luís J Martins e Sérgio Nascimento, para além da voz de Maria Antónia Mendes.
A programação segue com o guitarrista hispânico Twanguero, Fingertips, Miguel Araújo, Metropolitana de Lisboa, Coro do Teatro Nacional de São Carlos e da Orquestra Sinfónica Portuguesa e Rui Paixão.
A comédia sobe ao palco com Salvador Martinha e Carlos Coutinho Vilhena, intervalando com o festival de Tunas Mistas e concertos dentro e fora de portas, no âmbito do Festival Internacional de Piano do Oeste, que inclui a realização de recitais em museus e outros espaços da cidade.
No que toca ao cinema, no primeiro trimestre serão apresentados em janeiro (no âmbito do ciclo Elas Fazem Filmes, da Mutim), “Tornar-se um homem na Idade Média” de Isadora Neves Marques, e “Colo”, de Teresa Villaverde.
Em fevereiro a sessão contará com “Grand Tour” de Miguel Gomes e, em março será exibido “Amanhã”, de Mélanie Laurent e Cyril Dion.
Na área do cinema destaque também para o cineconcerto “A Pedra sonha dar Flor”, um filme de Rodrigo Areias com banda sonora original de Dada Garbeck.
A programação do primeiro trimestre integra ainda várias atividades de Serviço Educativo, com sessões para escolas.
Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos com descontos no caso de pessoas com necessidades específicas e acompanhante, profissionais e estudantes da área dos espetáculos, desempregados, maiores de 65 anos (cartão sénior), menores de 30 anos (cartão jovem), estudantes (cartão estudante) e beneficiantes de protocolos em vigor.