Vais poder ver 3 filmes sobre arte italiana no cinema
A Festa do cinema Italiano, numa parceria com os Cinemas UCI, programou um ciclo de cinema documental, com filmes dedicados a três dos grandes artistas clássicos Italianos: Botticelli, Raffaello e Caravaggio.
Este ciclo, de seu nome “Exhibition on screen – A arte Italiana no Grande Ecrã “, terá 3 sessões únicas e exclusivas, semanais, nos cinemas UCI do El Corte Inglês e Arrábida Shopping.
Esta será uma oportunidade única de apreciar, em grande dimensão e alta qualidade os trabalhos dos artistas bem como conhecer todos os segredos por trás das suas obras. Antes de cada sessão haverá um especialista a fazer uma pequena introdução sobre o artista.
Estes documentários, produzidos pela Nexo Digital, responsável de projectos como “Florence and the Uffizi Gallery”, “The Vatican Museum” ou “Teatro Alla Scala – The Temple of Wonders” (alguns já exibidos pela Festa do Cinema Italiano), combinam de forma excepcional a narrativa associada à vida e obra dos artistas bem como a espectacularidade das suas obras.
Os filmes serão exibidos por esta ordem e nestes horários:
“Botticelli – Inferno” – 20 de Junho, 19 horas, nos cinemas UCI do El Corte Inglés e Arrábida Shopping
“Raffaello- Il Principe delle Arti” – 27 de Junho, 19 horas, nos cinemas UCI do El Corte Inglés e Arrábida Shopping
“Caravaggio – L ´Anima e il Sangue”- 04 de Julho, 19 horas, nos cinemas UCI do El Corte Inglés e Arrábida Shopping
Sobre os filmes:
“Botticelli – Inferno” – Este filme é sobre o projecto que Botticelli dedicou a Inferno de Dante, um mapa desse mesmo inferno que durante séculos, permaneceu fechado nos repositórios do Vaticano. Mas o que levou o mestre florentino – a quem todos conhecemos graças ao “Nascimento de Vénus” e à “Primavera” da Galeria dos Ofícios – a desenhar o inferno pintado por Dante? Qual é o segredo desta extraordinária obra de arte?
“Raffaello – Il Principe delle Arti” – Esta será a primeira transposição cinematográfica já realizada sobre Raffaello Sanzio (1483-1520). Será uma digressão sobre muito do seu trabalho e começará a partir de Urbino (berço de Rafaello) passando por Florença, para chegar a Roma e ao Vaticano, ao mesmo tempo, o clímax e o epílogo da deslumbrante jornada artística de Rafaello: um total de 20 locais e 70 obras, dos quais mais 30 de Raffaelo, narrada através de múltiplos pontos de vista exclusivos e inéditos.
“Caravaggio – L ´Anima e il Sangue” – Uma viagem emocionante através da vida, das obras e dos tormentos de Caravaggio, um artista brilhante controverso, que mais do que qualquer outro reuniu em si mesmo luzes e sombras, génio e desobediente, concebendo obras sublimes. O filme é uma excursão narrativa e visual pelos lugares onde o artista viveu e aqueles que ainda hoje abrigam algumas das suas obras mais famosas: Milão, Florença, Roma, Nápoles e Malta.