A Buga vai voltar. Aveiro vai ter mais de 200 bicicletas partilhadas
Vão existir mais de 200 bicicletas e o valor base do projecto é de 600 mil euros.
Em 2000, quando ainda pouco se falava da importância do uso da bicicleta como meio de transporte essencial para a mobilidade urbana, as Bugas, bicicletas de utilização gratuita, apareceram na cidade de Aveiro pelas mãos do então Presidente da Câmara Alberto Souto. No entanto, o projecto entrou em declínio até ser extinto. Agora, o actual executivo prepara-se para criar a sua segunda geração de Bugas.
Esta semana, ficou a saber-se que a Câmara Municipal de Aveiro, liderada por Ribau Esteves, aprovou a abertura de um concurso público internacional para a criação de um novo sistema público de bicicletas partilhadas na Cidade de Aveiro: Buga 2. O valor base do projecto é de 600 mil euros.
“A devida integração nas operações de qualificação urbana com sustentabilidade ao nível da mobilidade e da qualidade ambiental e socialmente equilibrada.”, disseram os responsáveis da Câmara de Aveiro.
A empresa que ganhar o concurso terá de garantir o fornecimento de novas 204 bicicletas, a instalação de 20 estações com 308 lugares para bicicletas, assim como o sistema integrado e inteligente de gestão dos veículos, sendo a sua utilização paga.
Integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro EDUCA), a Buga 2 “assume um papel muito importante, como parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Aveiro (PMUSA), complementando as Bugas existentes (que se vão manter em jeito de memorial activo e de uso gratuito)”.