“A morte de uma cidade”, de João Rosas, nomeado para melhor documentário no Doc Alliance

por Lusa,    23 Maio, 2023
“A morte de uma cidade”, de João Rosas, nomeado para melhor documentário no Doc Alliance
“A morte de uma cidade”, de João Rosas
PUB

O filme “A morte de uma cidade”, de João Rosas, está nomeado para prémio de melhor documentário Doc Alliance, um galardão que é atribuído por sete festivais europeus.

À margem do Festival de Cinema de Cannes, em França, o Doc Alliance revelou hoje os nomeados para os prémios, uma competição anual de curtas e longas-metragens documentais, e entre eles está “A morte de uma cidade”, de João Rosas.
O filme, produzido pela Terratreme, aborda a transformação de uma cidade a partir do estaleiro de uma obra no Bairro Alto, em Lisboa, em que uma antiga tipografia dá lugar a apartamentos de luxo.

“Vendo isto como uma imagem perfeita da morte de uma certa Lisboa no rescaldo da crise financeira e do crescimento imobiliário e turístico exponencial que se lhe seguiu, o realizador filma um diário urbano que retrata o quotidiano do estaleiro de obras e os que aí trabalham”, refere a sinopse.

“A morte de uma cidade” teve estreia em 2022, no festival DocLisboa, e é a primeira longa documental de João Rosas, que anteriormente fez as curtas “Catavento” (2020), “Maria do Mar” (2015) e “Entrecampos” (2013).

Além do filme de João Rosas, para o prémio de melhor documentário estão nomeados “Silent Sun of Russia”, “Three Women”, “Christina”, “A-B-C-D-E-F-G-H-I-J Onestown”, “Polish Prayers”, “Nights gone by” e “Disturbed Earth”.
Os prémios serão entregues em agosto.

O Doc Alliance é uma organização que junta os festivais DocLisboa (Portugal), CPH:DOX (Dinamarca), DOK Leipzig (Alemanha), Ji.hlava (República Checa), FID Marseille (França), Visions du Réel (Suíça) e Millennium Docs Against Gravity (Polónia).

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.