A poeta e ensaísta Claudia Rankine estará no Porto
A sessão decorrerá na sexta-feira, dia 21, às 19 horas, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal, Porto). A entrada é gratuita.
Na próxima sexta-feira, Claudia Rankine examinará a obra Olympia (1863), de Édouard Manet, tomando-a como ponto de partida para refletir a representação de corpos negros na pintura e discutir o trabalho de poetas e artistas contemporâneos que também veem esta obra como um lugar de intervenção.
Nascida na Jamaica, Claudia Rankine é uma das figuras da poesia norte-americana mais celebradas da atualidade. Escritora e investigadora, a sua obra estabelece uma dialética crítico-reativa, conectando eventos associados à perpetuação do racismo estrutural na cultura americana. É professora de poesia na Universidade de Yale, Connecticut. Em 2016, cofundou o colectivo interdisciplinar The Racial Imaginary Institute (TRII).
A sessão integra o ciclo Galeria Energia – Encontros entre arte, música, natureza e ciência, organizado pela Galeria Municipal do Porto, e que tem vindo a apresentar concertos, debates e percursos, acompanhado por artistas, músicos, poetas, cientistas e escritores em diferentes espaços da cidade. Os momentos são divididos por segmentos: Concertos Comentados, Imaginários, Pastos e Pastos e Ciência é Arte.