A redescoberta a partir do nada com Depeche Mode, Beyoncé, Bon Iver e a carta de Pedro Ruela Berga

por Comunidade Cultura e Arte,    7 Dezembro, 2021
A redescoberta a partir do nada com Depeche Mode, Beyoncé, Bon Iver e a carta de Pedro Ruela Berga
“The Lovers”, pintura de René Magritte’s (1928)
PUB

Tiago Fortuna é autor do podcast Nuclear. Trabalha nas áreas de acessibilidade cultural, direitos de pessoas com deficiência e comunicação estratégica musical.

“Ele, o nada, no seu nadificar, remete-nos justamente para o ente.”
– Martin Heidegger, Ser e tempo 

É com a citação acima que degelo caracteriza o tema “Nada”, que integra esta edição de NUCLEAR e também lhe dá título: “Do nada descobre-se tudo”. degelo é o projecto musical de Pedro Ruela Berga, artista e estudante de mestrado em filosofia, que assina a carta publicada em culturanuclear.pt esta semana. Foi a partir das reflexões estimuladas por Pedro Ruela Berga, tanto na música como na escrita, que surgiram as canções a integrar o episódio.

A banda-sonora divide-se entre a pop, dura e intemporal, com temas de Beyoncé, Depeche Mode e Eurythmics, o ambient post-rock de degelo, e o indie rock de Radiohead e Bon Iver.

Uma das razões porque NUCLEAR existe é pela dedicação incansável do Pedro, que me guiou em muitos momentos desta jornada. Dedico-lhe este episódio. Dedico-o também aos desafios que a amizade nos traz, sempre que nos atira para fora da zona de conforto e nos faz sentir vivos. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.