A vontade de voltar à estrada e “A semente” dos Cassete Pirata

por ESCS FM,    5 Janeiro, 2022
A vontade de voltar à estrada e “A semente” dos Cassete Pirata
Foto de : Martim
PUB

Os cinco amigos que vieram do jazz e formaram os CASSETE PIRATA em 2016, são Pir (voz, guitarra e compositor), Margarida Campelo e Joana Espadinha, ambas nas teclas e coro, António Quintino no baixo e João Pinheiro na bateria. Para celebrar o 11º aniversário da ESCSFM, o Showcase teve o prazer de receber o vocalista dos Cassete Pirata, Pir, para uma conversa acerca do seu novo álbum “A Semente”. 

Depois de “Montra”, um disco que foi construído maioritariamente na estrada e sem um contexto pandémico como pano de fundo, “A semente” “foi um processo ajudado pela pandemia e o confinamento”, admite Pir. Quem é um fã dos Cassete Pirata também terá reparado que a composição está diferente do que é a “normalidade” desta banda. “A matriz do que é a Cassete Pirata manteve-se, mas existe uma série de elementos novos”, descreve o vocalista, acrescentando que queriam “fazer uma narrativa que ligasse as canções todas” e que acabou por ser, efetivamente, “diferente”. 

Do Popular ao Maria Matos, a estrada faz-se desde 2016 e o desejo de regressar à estrada e às salas mais intimistas, como os clubes, é percetível nas palavras do vocalista, que retorna ao passado salientando a importância do “ano zero”. “O ano zero foi bom, nunca é demasiado sério e foi tudo muito orgânico e gradual a partir daí”. 

A vontade de fazer a Tour pela Nacional 2, que ficou adiada devido à pandemia, ainda está de pé com este novo albúm, assim como para outros discos. Pir considera que, para os Cassete, “atuar ao vivo, numa sexta-feira à noite, num clube é sempre diferente”. 

Assim, a necessidade dos clubes no circuito musical no país e a descentralização dos grandes concertos em Portugal foi um dos problemas apresentados pelo compositor, que acredita na união dos clubes para fazerem uma mudança. 

Para finalizar, Pir afirma que desta “semente” ficam “os momentos como banda em estúdio” e o “entusiasmo por não saber como o disco vai terminar”. Por agora, se quiseres saber mais sobre este novo Álbum dos Cassete Pirata podes ouvir o episódio do ShowCase. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados