Academia Portuguesa de Cinema exibe as melhores curtas-metragens do ano. As sessões são gratuitas
Nos próximos dias 7 e 8 de julho, o Cinema São Jorge, em Lisboa, recebe o “Les Nuits En Or” exibindo as melhores curtas-metragens do ano, de todo o mundo, em sessões gratuitas.
Ao todo são 35 realizadores, 34 filmes de 32 países que vão estar em exibição durante dois dias consecutivos, a partir das 17 horas, numa iniciativa organizada pela Academie des Césars em parceria com a Academia Portuguesa de Cinema (APC). O evento pretende ser uma divulgação da cinematografia mundial diversa, com a descoberta de novos cineastas e um intercâmbio entre culturas.
As curta-metragens em exibição foram eleitas por mais de 30 academias de cinema em todo o mundo como as melhores da sua produção nacional. Trata-se de uma compilação de filmes única, oferecida como uma viagem que se pode fazer desde a cadeira na sala 3 do Cinema São Jorge.
A animação “THE WINDSHIELD WIPER”, de Alberto Mielgo e Leo Sanchez, a representar os E.U.A., vencedora do Óscar em 2022; “SPRÖTCH” de Xavier Seron, da Bélgica, vencedor do Magritte 2022 e com mais de 30 prémios arrecadados internacionalmente; “FILHAS DE LAVADEIRAS” de Edileuza Penha do Brasil, vencedor do Grande Prémio do Cinema Brasileiro em 2021; a curta-metragem de ficção portuguesa “MOÇO” de Bernardo Lopes, vencedora do Prémio Sophia em 2021, são apenas alguns dos destaques desta edição que irá exibir o melhor cinema produzido em todo o mundo.
Este ano, o “Les Nuit En Or” é dedicado à Ucrânia e a representar o país está o filme “BULLMASTIFF” de Anastasiya Bukovska, considerado a melhor curta-metragem nacional para a Academia de Cinema Ucraniana, em 2021.
A entrada no “Les Nuit En Or” 2022 é livre mediante lotação da sala e o programa completo do evento pode ser consultado aqui.