“Aftersun”, um dos filmes revelação deste ano, estreia em exclusivo na Filmin
A enternecedora e aclamada primeira obra de Charlotte Wells, protagonizada por um impressionante Paul Mescal e a jovem revelação Frankie Corio, foi uma das grandes surpresas deste ano.
O percurso de Aftersun (ler crítica) pelo circuito internacional só pode ser descrito como triunfal e depois de coleccionar diversos prémios, elogios da crítica e milhares de espectadores nas salas portuguesas, é o exclusivo mais esperado do ano.
Um profundo e subtil mergulho, de olhos abertos, na nostalgia da memória que retém o amor e a perda, radiante na forma e emocionalmente hipnótico.
Numa estância de férias em decadência, Sophie (interpretada, em jovem, pela revelação Frankie Corio), com 11 anos, desfruta de um raro período que tem para passar em junto com o pai, Calum (Paul Mescal, num pujante momento de carreira). Enquanto o mundo da adolescência se anuncia para Sophie, fora do seu olhar Calum soçobra sob o peso da vida fora da paternidade. Vinte anos mais tarde, as ternas memórias de Sophie (em adulta, interpretada pela multitalentosa Celia Rowlson-Hall) das suas últimas férias juntos transformam-se num poderoso e desolador retrato da sua relação, enquanto tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que lhe permanece um desconhecido, neste soberbo e emocionalmente abrasador filme inaugural de Charlotte Wells.
“Eu estava interessada em criar um personagem em que a sua melhor característica fosse ser pai. O Calum é o melhor pai, é a melhor coisa que ele faz na vida e é onde obtém força para lidar com os seus problemas. Quando ele está com a sua filha, torna-se a melhor versão de si mesmo e essa é a experiência do filme. Na minha opinião, mais frequentemente os pais são retratados como ausentes no cinema e eu estava interessada em fazer o oposto, retratar uma relação que é muito presente e positiva. As duas personagens acabam por se espelhar um no outro de certa forma e são similares e diferentes ao mesmo tempo, mas essencialmente fortalecem-se um com o outro, com a relação que têm”, refere a realizadora Charlotte Wells numa entrevista.
O filme que foi um êxito de bilheteira chega agora à plataforma em exclusivo a 4 de Maio.